CONTROL AND STANDARDIZATION OF THE EJA OFFER IN PARANÁ: THE RESUMPTION OF SUBSTITUTION AS A WAY TO ORGANIZE THE MODALITY IN THE STATE
Abstract
The text aims to understand the current function of EJA in the state education system based on the alignment of state education policies with the principles and concepts of education and teaching, expressed in the BNCC and educational managerialism. The changes made in policies aimed at young and adult workers are in line with the economic, political, and social context built on the model of dependent capitalism, which maintains and deepens the social and educational inequality that is a historical hallmark of our country. Such changes raise control over the times and ways of organizing the curriculum of EJA schools in the state, increasingly distancing them from the concepts of Youth and Adult Education, announced by Opinion 11/2000 of the CNE. The hypothesis is that recent changes represent a negative response to the offer of a school suitable for young and adult students in this modality, returning to the suppletion brought by Law 5.692/71, adapted to the current context.
Downloads
References
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil. (2000). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf
Brasil. (2021). Resolução nº. 01/2021 de 25 de maio de 2021. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. Brasília, DF. Recuperado de: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/DiretrizesEJA.pdf
Correia, J. L., & Lara, A. M. B. (2010). Políticas de Educação de Jovens e Adultos e seus resultados: o caso do Paraná. Roteiro, 35(12), 319-342. Recuperado de: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/272
Estormovski, R. C. (2021). O currículo escolar como formador do sujeito empreendedor para o capital. Linhas Críticas, 27, e36828. doi: 10.26512/lc.v27.2021.36828
Farias, H. V., Ireland, T. D., & Silva, E. J. L. (2018). Dos Centros de Estudos Supletivos aos cursos semipresenciais: trajetória de uma proposta de escolarização para jovens e adultos no Brasil. Revista Educare, 2(2), 164-193. Recuperado de: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/36498/19887
Ferreira, L. C. (2019). A Educação de Jovens e Adultos em tempos (im)prováveis e de (in)certezas: a BNCC em discussão. Revista Augustus, 24(47), 9-27. doi: 10.15202/1981896.2019v24n47p9
Haddad, S. (1991). Estado e educação de adultos 1964-1985 (Tese de doutorado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2017). Sinopse Estatística do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2017. Recuperado de: http://portal.inep.gov.br.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2018). Sinopse Estatística do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2018. Recuperado de: http://portal.inep.gov.br.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2019). Sinopse Estatística do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2019. Recuperado de: http://portal.inep.gov.br.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2020). Sinopse Estatística do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020. Recuperado de: http://portal.inep.gov.br.
Mendes, A. A. P., Horn, G. B., & Rezende, E. T. de. (2020). As políticas neoliberais e o pragmatismo gerencial na educação pública paranaense. Roteiro, 45, 1-24. doi: 10.18593/r.v45i0.22393
Motta, V. C. da., & Andrade, M. C. P. de. (2020). O empresariamento da educação de novo tipo e suas dimensões. Educação & Sociedade, 41, e224423. doi: 10.1590/ES.224423
ORIENTAÇÕES EJA EaD – 2º Sem/2023. Por Anderson Muniz Canizella. [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (2 min.). Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=1KZoFdGGdio.
Paraná. Secretaria de Estado da Educação. (2006). Departamento de Educação de Jovens e Adultos. Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Recuperado de: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_eja.pdf
Paraná. Secretaria de Estado da Educação. (2013). Instrução nº 008/2013 – SEED/SUED. Organiza a Oferta das Disciplinas para os cursos do Ensino Fundamental – Fase II e Médio, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Curitiba, PR. Recuperado de: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-12/instrucao0082013suedseed.pdf
Paraná. Secretaria de Estado da Educação. (2014). Instrução nº 002/2014 – SEED/SUED. Organiza a Oferta das Disciplinas para os Cursos do Ensino fundamental – Fase II e Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Curitiba, PR. Recuperado de: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-01/instrucaosuedseed0022014.pdf
Paraná. Secretaria de Estado da Educação. (2018). Instrução Normativa nº 02/2018 SEED/SUED. Certificação de conclusão ou declaração de proficiência em componentes curriculares do ensino fundamental ou ensino médio com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA/2017. Curitiba, PR. Recuperado de: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-12/instrucao22018_sued.pdf
Paraná. Conselho Estadual de Educação. (2019). Parecer CEE/Bicameral n° 231/19, aprovado em 07/11/19. Proposta de adequação da organização curricular da Educação de Jovens e Adultos/EJA, para oferta semestral, a partir do início do ano letivo de 2020. Curitiba, PR. Recuperado de: https://www.cee.pr.gov.br/Pagina/Novembro-CEIFCEMEP-2019
Paraná. Secretaria de Estado da Educação. (2021). Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar. Orientação nº 03/2021 – SEED/DPGE. Procedimentos para a realização da confirmação de intenção de vaga escolar para Educação de Jovens e Adultos – EJA e para Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, da rede pública estadual de ensino, pela “Área do Aluno 1” e atribuições às instituições de ensino e Núcleos Regionais de Educação. Curitiba, PR.
Peroni, V., Caetano, M. R., & Lima, P. de. (2017). Reformas educacionais de hoje: as implicações para a democracia. Revista Retratos da Escola, 11(21), 415-432. doi: 10.22420/rde.v11i21.793
Shiroma, E. O., Campos, R. F., & Garcia, R. M. C. (2005). Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Revista Perspectiva, 23(2), 427-446. doi: 10.5007/%25x
Vieira, S. L., & Albuquerque, M. G. M. (2002). Política e planejamento educacional. Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha.
Copyright (c) 2025 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.