Níveis de autocompaixão, regulação emocional e síndrome de burnout em professores da Educação Básica

Palavras-chave: saúde mental, professor, competências para a vida

Resumo

O objetivo geral do artigo foi identificar os níveis de autocompaixão, regulação emocional e perfis de esgotamento profissional em professores da Educação Básica. O estudo foi realizado com 243 profissionais da Educação Básica da rede pública estadual de ensino dos municípios de Aracaju e interior da Bahia. Foram utilizados os seguintes questionários: Questionário Sociodemográfico, Escala de Autocompaixão e Questionário de Regulação Emocional. As informações coletadas foram analisadas por meio de estatística descritiva, utilizando o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os professores distanciam-se do seu próprio conteúdo emocional, através da estratégia de supressão emocional, característica do perfil de exaustão frenética. Os perfis desgastados e subdesafiado estão presentes, mais caracteristicamente, nos docentes, com maior experiência na profissão. A pesquisa acrescenta mais evidências ao acervo de indicadores negativos de saúde mental nesta população trabalhadora.

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Biografia do Autor

Karine David Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-Graduada em Logoterapia pelo sistema de Ensino Unilife. Especialização em Psicodrama pela Profint-Profissionais Integrados. Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade Pio Décimo. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI).

Emile dos Santos Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-graduanda em Psicologia Clínica: Teoria Cognitivo-Comportamental- Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pós-graduanda em Mediação de Conflitos e Cultura de Paz-Centro Universitário (UNINTER). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI).

Francisco Vitor Soldá de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGPSI/UFS), na linha de Saúde e Desenvolvimento Humano. Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário AGES, campus Paripiranga-BA. Especialista em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica
(FAVENI) e em Psicologia Positiva, bem-estar e felicidade (AGES). 

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Professor Associado do Departamento de Letras Libras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI). Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha. 

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Publicado
2024-02-15
Como Citar
Andrade Santos, K. D., dos Santos Almeida, E., Vitor Soldá de Souza, F., & Pereira da Silva, J. (2024). Níveis de autocompaixão, regulação emocional e síndrome de burnout em professores da Educação Básica. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e70280. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.70280