Níveis de autocompaixão, regulação emocional e síndrome de burnout em professores da Educação Básica

Abstract

O objetivo geral do artigo foi identificar os níveis de autocompaixão, regulação emocional e perfis de esgotamento profissional em professores da Educação Básica. O estudo foi realizado com 243 profissionais da Educação Básica da rede pública estadual de ensino dos municípios de Aracaju e interior da Bahia. Foram utilizados os seguintes questionários: Questionário Sociodemográfico, Escala de Autocompaixão e Questionário de Regulação Emocional. As informações coletadas foram analisadas por meio de estatística descritiva, utilizando o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os professores distanciam-se do seu próprio conteúdo emocional, através da estratégia de supressão emocional, característica do perfil de exaustão frenética. Os perfis desgastados e subdesafiado estão presentes, mais caracteristicamente, nos docentes, com maior experiência na profissão. A pesquisa acrescenta mais evidências ao acervo de indicadores negativos de saúde mental nesta população trabalhadora.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Karine David Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-Graduada em Logoterapia pelo sistema de Ensino Unilife. Especialização em Psicodrama pela Profint-Profissionais Integrados. Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade Pio Décimo. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI).

Emile dos Santos Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-graduanda em Psicologia Clínica: Teoria Cognitivo-Comportamental- Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pós-graduanda em Mediação de Conflitos e Cultura de Paz-Centro Universitário (UNINTER). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI).

Francisco Vitor Soldá de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGPSI/UFS), na linha de Saúde e Desenvolvimento Humano. Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário AGES, campus Paripiranga-BA. Especialista em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica
(FAVENI) e em Psicologia Positiva, bem-estar e felicidade (AGES). 

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Professor Associado do Departamento de Letras Libras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI). Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha. 

Riferimenti bibliografici

Abós, Á., Sevil-Serrano, J., Montero-Marín, J., Juliano, J. A., & García-González, L. (2021). Examining the psychometric properties of the Burnout Clinical Subtype Questionnaire (BCSQ-12) in secondary school teachers. Current Psychology, 40(8), 3809–3826. doi: 10.1007/s12144-019-00333-7
Alegre, L. (2019, 29 de maio). Estresse crônico no trabalho pode causar síndrome de burnout. Jornal da USP [website]. https://jornal.usp.br/?p=248788
Atkinson, D., Rodman, J., Thuras, P., Shiroma, P., & Lim, K. (2017). Examining burnout, depression, and self-compassion in veterans affairs mental health staff. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, 23(7), 551–557. doi: 10.1089/acm.2017.0087
Batistoni, S. S. T., Ordonez, T. N., Silva, T. B. L., Nascimento, P. P. P., & Cachioni, M. (2013). Emotional Regulation Questionnaire (ERQ): Indicadores psicométricos e relações com medidas afetivas em amostra idosa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(1), 10–18. doi: 10.1590/S0102-79722013000100002
Bing, H., Sadjadi, B., Afzali, M., & Fathi, J. (2022). Self-efficacy and emotion regulation as predictors of teacher burnout among English as a foreign language teachers: A structural equation modeling approach. Frontiers in Psychology, 13, Article 900417. doi: 10.3389/fpsyg.2022.900417
Braun, S., Schonert-Reichl, K., & Roeser, R. (2020). Effects of teachers’ emotion regulation, burnout, and life satisfaction on student well-being. Journal of Applied Developmental Psychology, 69, Article 101151. doi: 10.1016/j.appdev.2020.101151
Burić, I., Sorić, I., & Penezić, Z. (2016). Emotion regulation in academic domain: Development and validation of the academic emotion regulation questionnaire (AERQ). Personality and Individual Differences, 96, 138–147. doi: 10.1016/j.paid.2016.02.074
Cardoso, E. A. S., Tamiarana, K. H., Teixeira, R. M., & Almeida, E. R. (2022). As relações de trabalho no modo de produção toyotista e a precarização da atividade docente. In E. A. S. Costa, B. M. Freitas, & J. P. Dantas (Orgs.), Diálogos entre escola e universidade na formação continuada (Vol. 2, pp. 198–210). Imprece. http://sanusb.org/arquivos/ebookdialogosescolares.pdf
Carvalho, M. R. V. (2018). Perfil do professor da educação básica (Série documental relatos de pesquisa nº 41). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/relatos/article/view/4083/3625
Chang, M.-L. (2020). Emotion display rules, emotion regulation, and teacher burnout. Frontiers in Education, 5, Article 90. doi: 10.3389/feduc.2020.00090
Chen, Y., Zhang, L., Qi, H., You, W., Nie, C. C., Ye, L., & Xu, P. (2022). Relationship between negative emotions and job burnout in medical staff during the prevention and control of the COVID-19 epidemic: The mediating role of psychological resilience. Frontiers in Psychiatry, 13, Article 857134. doi: 10.3389/fpsyt.2022.857134
Corcoran, R. P., & Tormey, R. (2013). Does emotional intelligence predict student teachers’ performance? Teaching and Teacher Education, 35, 34–42. doi: 10.1016/j.tate.2013.04.008
Demarzo, M., García-Campayo, J., Martínez-Rubio, D., Pérez-Aranda, A., Miraglia, J. L., Hirayama, M. S., … Montero-Marín, J. (2020). Frenetic, under-challenged, and worn-out burnout subtypes among Brazilian primary care personnel: Validation of the Brazilian “Burnout Clinical Subtype Questionnaire” (BCSQ-36/BCSQ-12). International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(3), Article 1081. doi: 10.3390/ijerph17031081
Dong, Y., & Peng, C.-Y. J. (2013). Principled missing data methods for researchers. SpringerPlus, 2(1), Article 222. doi: 10.1186/2193-1801-2-222
Efron, B. (1979). Bootstrap methods: Another look at the jackknife. The Annals of Statistics, 7(1), 1–26. doi: 10.1007/978-1-4612-4380-9_41
Farber, B. A. (2000). Introduction: Understanding and treating burnout in a changing culture. Psychotherapy in Practice, 56(5), 589–594. doi: 10.1002/(SICI)1097-4679(200005)56:5<589::AID-JCLP1>3.0.CO;2-S
Fávero, A. A., Vieira, A. L., & Estormovski, R. C. (2022). A redução do papel do professor-mestre à condição ilusória de empreendedor. Roteiro, 47, Article e28387. doi: 10.18593/r.v47.28387
Ghanizadeh, A., & Royaei, N. (2015). Emotional facet of language teaching: Emotion regulation and emotional labor strategies as predictors of teacher burnout. International Journal of Pedagogies and Learning, 10(2), 139–150. doi: 10.1080/22040552.2015.1113847
Gilbert, P. (2019). Terapia focada na compaixão (Cecília Bartalotti, Trad.). São Paulo: Hogrefe.
Gonçalves, R. S. (2023). A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Santos.
Gross, J. J. (2008). Emotion regulation: Conceptual and empirical foundations. In J. J. Gross (Ed.), Handbook of emotion regulation (pp. 3–20). The Guilford Press.
Gross, J., & John, O. (2003). Individual differences in two emotion regulation processes: Implications for affect, relationships, and well-being. Journal of Personality and Social Psychology, 85(2), 348–362. doi: 10.1037/0022-3514.85.2.348
Hair, J. F., Jr., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora.
Han, J., Yin, H., & Wang, J. (2020). Examining the relationships between job characteristics, emotional regulation and university teachers’ well-being: The mediation of emotional regulation. Frontiers in Psychology, 11, Article 1727. doi: 10.3389/fpsyg.2020.01727
Hashem, Z., & Zeinoun, P. (2020). Self-compassion explains less burnout among healthcare professionals. Mindfulness, 11(11), 2542–2551. doi: 10.1007/s12671-020-01469-5
Hashemi, S. A. (2018). The effectiveness of self-compassion training on burnout and job satisfaction of teachers. Psychological Methods and Models, 9(31), 25–46. doi: 20.1001.1.22285516.1397.9.31.2.2
Jackson-Koku, G., & Grime, P. (2019). Emotion regulation and burnout in doctors: A systematic review. Occupational Medicine, 69(1), 9–21. doi: 10.1093/occmed/kqz004
Jang, M. H., Jeong, Y. M., & Park, G. (2022). Influence of the subfactors of self‐compassion on burnout among hospital nurses: A cross‐sectional study in South Korea. Journal of Nursing Management, 30(4), 993–1001. doi: 10.1111/jonm.13572
Jennings, R. E., Lanaj, K., & Kim, Y. J. (2023). Self‐compassion at work: A self‐regulation perspective on its beneficial effects for work performance and wellbeing. Personnel Psychology, 76(1), 279–309. doi: 10.1111/peps.12504
Košir, K., Dugonik, Š., Huskić, A., Gračner, J., Kokol, Z., & Krajnc, Ž. (2020). Predictors of perceived teachers’ and school counsellors’ work stress in the transition period of online education in schools during the COVID-19 pandemic. Educational Studies, 48(6), 844–848. doi: 10.1080/03055698.2020.1833840
Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. (2017). Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm
Lopes, L. A. S. (2023). Estado de conhecimento sobre saúde mental dos professores na educação básica. Revista Alembra, 5(10), 24–47. doi: 10.47270/ra.v5i10.570
Martínez‐Rubio, D., Martínez‐Brotons, C., Monreal‐Bartolomé, A., Barceló‐Soler, A., Campos, D., Pérez‐Aranda, A., … Montero‐Marín, J. (2021). Protective role of mindfulness, self‐compassion and psychological flexibility on the burnout subtypes among psychology and nursing undergraduate students. Journal of Advanced Nursing, 77(8), 3398–3411. doi: 10.1111/jan.14870
Moè, A., & Katz, I. (2020). Self-compassionate teachers are more autonomy supportive and structuring whereas self-derogating teachers are more controlling and chaotic: The mediating role of need satisfaction and burnout. Teaching and Teacher Education, 96, Article 103173. doi: 10.1016/j.tate.2020.103173
Montero-Marín, J., Araya, R., Blazquez, B. O., Skapinakis, P., Vizcaino, V. M., & García-Campayo, J. (2012). Understanding burnout according to individual differences: Ongoing explanatory power evaluation of two models for measuring burnout types. BMC Public Health, 12, Article 922. doi: 10.1186/1471-2458-12-922
Montero-Marín, J., García-Campayo, J., Mera, D. M., & Del Hoyo, Y. L. (2009). A new definition of burnout syndrome based on Farber’s proposal. Journal of Occupational Medicine and Toxicology, 4, Article 31. doi: 10.1186/1745-6673-4-31
Montero-Marín, J., Monticelli, F., Casas, M., Romano, A., Tomas, I., Gili, M., & Garcia-Campayo, J. (2011). Burnout syndrome among dental students: a short version of the “Burnout Clinical Subtype Questionnaire” adapted for students (BCSQ-12-SS). BMC Medical Education, 11(1), Article 103. doi: 10.1186/1477-7525-9-74
Montero-Marín, J., Zubiaga, F., Cereceda, M., Demarzo, M. P., Trenc, P., & Garcia-Campayo, J. (2016). Burnout subtypes and absence of self-compassion in primary healthcare professionals: A cross-sectional study. PloS One, 11(6), Article e0157499. doi: 10.1371/journal.pone.0157499
Morais, F. A., Guedes, S. M. G., & Palma, E. M. S. (2023). Emotional regulation in the workplace: A qualitative study with teachers. Educação em Revista, 39, Article e41010. doi: 10.1590/0102-469841010
Mulyani, S., Salameh, A. A., Komariah, A., Timoshin, A., Hashim, N. A. A. N., Fauziah, R. S. P., … Ul din, S. M. (2021). Emotional regulation as a remedy for teacher burnout in special schools: Evaluating school climate, teacher’s work-life balance and children behavior. Frontiers in Psychology, 12, Article 655850. doi: 10.3389/fpsyg.2021.655850
Neff, K. D. (2003). The development and validation of a scale to measure self-compassion. Self and Identity, 2(3), 223–250. doi: 10.1080/15298860309027
Neff, K. D. (2011). Self‐compassion, self‐esteem, and well‐being. Social and Personality Psychology Compass, 5(1), 1–12. doi: 10.1111/j.1751-9004.2010.00330.x
Raykov, T. (1997). Estimation of composite reliability for congeneric measures. Applied Psychological Measurement, 21(2), 173–184. doi: 10.1177/01466216970212006
Roemer, L., Williston, S. K., & Rollins, L. G. (2015). Mindfulness and emotion regulation. Current Opinion in Psychology, 3, 52–57. doi: 10.1016/j.copsyc.2015.02.006
Santos, H. M. R. (2020). Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: Investigando as experiências e perspectivas dos docentes portugueses. Práxis Educativa, 15, Article e2015805. doi: 10.5212/PraxEduc.v.15.15805.091
Saraiva, K., Traversini, C., & Lockmann, K. (2020). A educação em tempos de COVID-19: Ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, 15, Article e2016289. doi: 10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094
Shen, G. (2022). Anxiety, boredom, and burnout among EFL teachers: The mediating role of emotion regulation. Frontiers in Psychology, 13, Article 842920. doi: 10.3389/fpsyg.2022.842920
Silva, L. A. M., Câmara, S. G., Tonello, M. G. M., & Bittar, C. M. L. (2020). Síndrome de Burnout em docentes de educação básica: Um olhar sobre os sinais de desesperança e abandono. In J. C. Sarriera, K. B. Rocha, J. A. Inzunza, & R. B. Silva (Orgs.), Bem-estar e saúde comunitária: Teoria, metodologia e práticas transformadoras (pp. 115–132). Curitiba: Editora Appris.
Souza, L. K., & Hutz, C. S. (2016). Adaptation of the self-compassion scale for use in Brazil: Evidences of construct validity. Temas em Psicologia, 24(1), 159–172. doi: 10.9788/TP2016.1-11
Tardiff, M., & Lessard, C. (2014). O ofício de professor: História, perspectivas e desafios internacionais (Lucy Magalhães, Trad.; 6ª ed.). São Paulo: Vozes.
Taxer, J. L., & Gross, J. J. (2018). Emotion regulation in teachers: The “why” and “how”. Teaching and Teacher Education, 74, 180–189. doi: 10.1016/j.tate.2018.05.008
Teixeira, F. R., & Fonseca, S. D. S. (2022). Burnout: Estresse extremo no trabalho. Uma análise psicológica e jurídica. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros, 13(45), 42–57. doi: 10.5281/zenodo.7217224
Werner, A. M., Tibubos, A. N., Rohrmann, S., & Reiss, N. (2019). The clinical trait self-criticism and its relation to psychopathology: A systematic review–Update. Journal of Affective Disorders, 246, 530–547. doi: 10.1016/j.jad.2018.12.069
Wiederhold, B. K., Cipresso, P., Pizzioli, D., Wiederhold, M., & Riva, G. (2018). Intervention for physician burnout: A systematic review. Open Medicine, 13(1), 253–263. doi: 10.1515/med-2018-0039
World Health Organization. (2023). ICD-11 for mortality and morbidity statistics: QD85 Burnout. http://id.who.int/icd/entity/129180281
Yin, H., Huang, S., & Wang, W. (2016). Work environment characteristics and teacher well-being: The mediation of emotion regulation strategies. International Journal of Environmental Research and Public Health, 13(9), Article 907. doi: 10.3390/ijerph13090907
Zessin, U., Dickhäuser, O., & Garbade, S. (2015). The relationship between self‐compassion and well‐being: A meta‐analysis. Applied Psychology: Health and Well‐Being, 7(3), 340–364. doi: 10.1111/aphw.12051
Pubblicato
2024-02-15
Come citare
Andrade Santos, K. D., dos Santos Almeida, E., Vitor Soldá de Souza, F., & Pereira da Silva, J. (2024). Níveis de autocompaixão, regulação emocional e síndrome de burnout em professores da Educação Básica. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e70280. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.70280
Sezione
Artigos