ADOLESCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA
Abstract
De modo geral o conceito de adolescência mais difundido na Psicologia tem sido marcado por tendências que priorizam a discussão e enfoque desse período como etapa de desenvolvimento naturalizado, decorrente de uma maturação biológica, desconsiderando o contexto social e histórico no qual os indivíduos estão inseridos. Observam-se profundas influências dos preceitos psicanalíticos evidentes nas concepções dominantes do adolescente na atualidade, no qual os autores enfocam o estabelecimento do desenvolvimento conectado a condições emocionais, negligenciando evidentemente a capacidade da construção do pensamento e dos conceitos neste período e mesmo universalizando a passagem por esse estágio. Contrapondo-se a esta visão, nosso objetivo neste artigo é propor uma reflexão que busque a superação da compreensão naturalizante dessa fase de desenvolvimento, compreendendo-a como uma fase que foi gerada a partir das condições materiais de produção, atrelada à história do desenvolvimento social dos homens, e não decorrente de um acelerado processo de mudanças biológicas que, por si só, acarretam mudanças ou “síndromes” nos jovens. Trata-se, portanto, de um estudo teórico e, para o desenvolvimento deste trabalho, em um primeiro momento faremos uma retrospectiva acerca da compreensão da adolescência para, em seguida, apresentarmos alguns pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, enfocando o quanto o desenvolvimento do psiquismo está atrelado a condições histórico-sociais. Palavras-chave: adolescência, psiquismo, Psicologia Sócio-Histórica, condições sócio-históricas.Downloads
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Pubblicato
2011-08-24
Come citare
Tomio, N. A. O., & Facci, M. G. D. (2011). ADOLESCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. Teoria E Prática Da Educação, 12(1), 89-100. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i1.14059
Fascicolo
Sezione
Artigos
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