O BULLYING NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL CONSTRUTIVISTA
Abstract
No contexto sociocultural do século XXI, alcançar o sucesso e a felicidade parece significar para a maioria das pessoas adquirir bens de consumo e realizar projetos individualistas, considerando-se cada vez menos as necessidades e a dignidade do outro, bem como as condições do meio ambiente no qual vivemos. Desde muito cedo, crianças e adolescentes são expostos de forma explícita ou implícita a situações nas quais o competir é considerado a melhor forma do sujeito se constituir como pessoa e atingir seus objetivos. Crenças e valores orientados para acirrada competição e para o individualismo têm sido promovidos de forma recorrente em diversos contextos sociais. Situações nas quais competição e individualismo são valorizados promovem a progressiva desvalorização da ética e a emergência de agressões e violência. A incidência crescente do bullying nas escolas retrata a necessidade de mudar o paradigma educacional. Segundo a psicologia científica, não existem fórmulas mágicas, e o fenômeno precisa ser analisado considerando o papel da cultura, do sujeito construtivo, e da causalidade múltipla. Prevenir o bullying implica que a escola assuma intencionalmente o trabalho dos valores sociais positivos com alunos e professores, de forma a incluir a paz como eixo transversal no currículo escolar. As instituições educativas podem e devem atuar no campo da promoção concreta da paz, de interações humanas saudáveis, éticas e respeitosas, promovendo valores como justiça, dignidade e responsabilidade social.Downloads
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Pubblicato
2012-09-01
Come citare
Pinto, R. G., & Branco, A. M. C. U. de A. (2012). O BULLYING NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL CONSTRUTIVISTA. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 87-95. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.18490
Fascicolo
Sezione
Artigos
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