O BULLYING NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL CONSTRUTIVISTA

  • Raquel Gomes Pinto UNB
  • Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco UNB

Resumen

No contexto sociocultural do século XXI, alcançar o sucesso e a felicidade parece significar para a maioria das pessoas adquirir bens de consumo e realizar projetos individualistas, considerando-se cada vez menos as necessidades e a dignidade do outro, bem como as condições do meio ambiente no qual vivemos. Desde muito cedo, crianças e adolescentes são expostos de forma explícita ou implícita a situações  nas quais o competir é considerado a melhor forma do sujeito se constituir como pessoa e atingir seus objetivos. Crenças e valores orientados para acirrada competição e para o individualismo têm sido promovidos de forma recorrente em diversos contextos sociais. Situações  nas quais competição e individualismo são valorizados promovem a progressiva desvalorização da ética e a emergência de agressões e violência. A incidência crescente do bullying nas escolas retrata a necessidade de mudar o paradigma educacional. Segundo a psicologia científica, não existem fórmulas mágicas, e o fenômeno precisa ser analisado considerando o papel da cultura, do sujeito construtivo, e da causalidade múltipla. Prevenir o bullying implica que a escola assuma intencionalmente o trabalho dos valores sociais positivos com alunos e professores, de forma a incluir a paz como eixo transversal no currículo escolar. As instituições educativas podem e devem atuar no campo da promoção concreta da paz, de interações humanas saudáveis, éticas e respeitosas, promovendo valores como justiça, dignidade e responsabilidade social.

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Biografía del autor/a

Raquel Gomes Pinto, UNB
Mestre em Psicologia, Doutoranda, Universidade de Brasília – UnB
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco, UNB
Atualmente coordenadora de intercâmbio entre a UnB e a Universidad Autónoma de Madrid (apoio CAPES-Governo Espanhol), Dra. Angela Branco graduou-se em Psicologia pela Universidade de Brasília (1975), tem Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1989). Realizou dois Pós-Doutorados plenos: University of North Carolina e Duke University. Atualmente é Professora Associada da Universidade de Brasília, e coordena o Laboratorio de Microgenese nas Interacoes Sociais, sendo lider do Grupo de Pesquisa de mesmo nome cadastrado no CNPq. Desde 1989 mantem intercambio com universidades estrangeiras (UNC, Duke, Clark University - USA; Universidad Autonoma de Madrid; Tartu University; La Sapienza-Roma; etc). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de valores humanos e interacoes sociais em criancas, adolescentes e adultos; cooperacao, competicao e individualismo; cultura de paz; interacoes professor-aluno e crianca-crianca; comunicacao, metacomunicacao e desenvolvimento humano; a questao da etica e desenvolvimento moral; desenvolvimento do self em uma perspectiva dialogica; teoria e metodo na perspectiva sociocultural construtivista. Currículo Lattes
Publicado
2012-09-01
Cómo citar
Pinto, R. G., & Branco, A. M. C. U. de A. (2012). O BULLYING NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL CONSTRUTIVISTA. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 87-95. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.18490
Sección
Artigos