A AVALIAÇÃO E O ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar de que modo tem sido abordados a avaliação e o encaminhamento de alunos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na produção científica brasileira. Trata-se de uma revisão integrativa, elaborada a partir de uma busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os filtros dessa busca seguiram critérios específicos deste portal, incluindo o período das produções (últimos cinco anos). Os descritores utilizados foram: educação especial, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, avaliação psicopedagógica e atendimento educacional especializado. De um total de 6.104 artigos, encontrados na primeira busca, foram efetuados filtros pré-estabelecidos e, ao final, foram lidos, na íntegra, 70 textos. A análise desse material pautou-se em seu conteúdo, com base em Minayo (2001), sendo estabelecidos três pontos de discussão: a) a ausência de pesquisas que descrevem ações de avaliação ou de encaminhamento de alunos para Atendimento Educacional Especializado (AEE); b) a necessidade de problematizar os conceitos de avaliação escolar ou psicopedagógica, no contexto da Educação Especial e inclusiva e; c) a recorrente necessidade de se discutir sobre a formação (inicial e permanente) docente para atuar no Atendimento Educacional Especializado (AEE). As discussões tecidas ao longo do artigo permitiram apontar a pesquisa colaborativa como um caminho promissor para o aperfeiçoamento de ações profissionais voltadas para o processo de inclusão.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.