A AVALIAÇÃO E O ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL

  • Silvia Iris Afonso Lopes Semkiv Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Resumen

Este estudo teve como objetivo verificar de que modo tem sido abordados a avaliação e o encaminhamento de alunos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na produção científica brasileira. Trata-se de uma revisão integrativa, elaborada a partir de uma busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os filtros dessa busca seguiram critérios específicos deste portal, incluindo o período das produções (últimos cinco anos). Os descritores utilizados foram: educação especial, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, avaliação psicopedagógica e atendimento educacional especializado. De um total de 6.104 artigos, encontrados na primeira busca, foram efetuados filtros pré-estabelecidos e, ao final, foram lidos, na íntegra, 70 textos. A análise desse material pautou-se em seu conteúdo, com base em Minayo (2001), sendo estabelecidos três pontos de discussão: a) a ausência de pesquisas que descrevem ações de avaliação ou de encaminhamento de alunos para Atendimento Educacional Especializado (AEE); b) a necessidade de problematizar os conceitos de avaliação escolar ou psicopedagógica, no contexto da Educação Especial e inclusiva e; c) a recorrente necessidade de se discutir sobre a formação (inicial e permanente) docente para atuar no Atendimento Educacional Especializado (AEE). As discussões tecidas ao longo do artigo permitiram apontar a pesquisa colaborativa como um caminho promissor para o aperfeiçoamento de ações profissionais voltadas para o processo de inclusão. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Silvia Iris Afonso Lopes Semkiv, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2007).Especialização em Gestão Escolar, Educação Especial/ Psicopedagogia, Educação Especial na área da Surdez, mestrado em educação(2014) Atualmente é professora Efetiva da Prefeitura Municipal de Rebouças nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental,( licenciada no momento) também atua como professora Colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste, atua como professora da UAB (Universidade Aberta do Brasil), Professora e Gestora pelo ISAM (Instituto Superior de Aprendizagem Multidisciplinar), pesquisa principalmente nos seguintes temas: Inclusão Educacional e Avaliação Psicoeducacional. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste na linha de Pesquisa; Educação, Cultura e Diversidade.
Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
[1] Fonoaudióloga. Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP); Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa mesma Universidade
Publicado
2016-09-15
Cómo citar
Afonso Lopes Semkiv, S. I., & Oliveira, J. P. de. (2016). A AVALIAÇÃO E O ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL. Teoria E Prática Da Educação, 19(1), 61-76. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i1.25483
Sección
Artigos