Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil
Abstract
Neste estudo, foi avaliado o nível de conhecimento de profissionais que atuam na Educação Infantil sobre
as causas e consequências da respiração oral no desenvolvimento infantil. Participaram da pesquisa 75
professores, educadores e estagiários de cinco Centros de Educação Infantil de uma cidade do Paraná.
Como instrumento, foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas para a investigação
do nível de formação profissional e do conhecimento dos docentes sobre a rinite alérgica, a hipertrofia das
tonsilas faríngeas, a respiração oral e suas implicações no desempenho escolar. Verificou-se que os
participantes possuem conhecimentos superficiais sobre as doenças obstrutivas e a respiração oral, e que,
por isso, é preciso investir na formação continuada desses profissionais. A qualificação é necessária para
que o professor possa ajudar na identificação do aluno com rinite alérgica ou com hipertrofia das
adenoides, pois o tratamento médico precoce é fundamental para que a respiração oral não prejudique seu
desenvolvimento e sua aprendizagem.
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