Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil

  • Juliana Godoi Kazakevich Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná
  • Olinda Teruko Kajihara Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Résumé

Neste estudo, foi avaliado o nível de conhecimento de profissionais que atuam na Educação Infantil sobre
as causas e consequências da respiração oral no desenvolvimento infantil. Participaram da pesquisa 75
professores, educadores e estagiários de cinco Centros de Educação Infantil de uma cidade do Paraná.
Como instrumento, foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas para a investigação
do nível de formação profissional e do conhecimento dos docentes sobre a rinite alérgica, a hipertrofia das
tonsilas faríngeas, a respiração oral e suas implicações no desempenho escolar. Verificou-se que os
participantes possuem conhecimentos superficiais sobre as doenças obstrutivas e a respiração oral, e que,
por isso, é preciso investir na formação continuada desses profissionais. A qualificação é necessária para
que o professor possa ajudar na identificação do aluno com rinite alérgica ou com hipertrofia das
adenoides, pois o tratamento médico precoce é fundamental para que a respiração oral não prejudique seu
desenvolvimento e sua aprendizagem.

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Bibliographies de l'auteur

Juliana Godoi Kazakevich, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de
Maringá – Paraná.

Olinda Teruko Kajihara, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano
pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Estadual de Maringá – Paraná. 

Comment citer
Kazakevich, J. G., & Kajihara, O. T. (1). Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil. Teoria E Prática Da Educação, 15(3), 35-50. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i3.25486
Rubrique
Artigos