O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Lauro Roberto Lostada Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silviane De Luca Avila Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Eduardo Martins Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

Este trabalho busca compreender como alunos e alunas do ensino fundamental II de uma escola filantrópica do município de São José, em Santa Catarina, fazem uso das tecnologias móveis na sua rotina de estudos, tanto dentro da escola como em outros espaços. Por meio de um questionário online buscamos conhecer esta rotina e como a mobilidade e a ubiquidade estão presentes em seus processos de aprendizagem, enquanto mecanismos do ciberespaço que podem possibilitar a aprendizagem ubíqua e a formação de comunidades de aprendizagem, permitindo, portanto, a aprendizagem por cooperação, com colegas e professores. O resultado da pesquisa aponta, de maneira geral, para uma mudança de paradigma, onde a escola deixa de ser o centro exclusivo do saber, mediando novos espaços de aprendizagem por meio de tecnologias móveis de informação e comunicação.   

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lauro Roberto Lostada, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação (UFSC), Mestre em Educação (UFSC), Especialista em Mídias na Educação (FURG), Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (FACVEST), Filósofo (UFSC), Integrante do Grupo de Pesquisa Edumídia . dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7358330050350194 
. http://lattes.cnpq.br/1469046395979183

Silviane De Luca Avila, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Educação (UFSC), Mestre em Educação (UFSC), Pedagoga (UDESC). http://lattes.cnpq.br/5876497456836169
Carlos Eduardo Martins, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrando em Educação (UFSC)
Published
2018-11-07
How to Cite
Lostada, L. R., Avila, S. D. L., & Martins, C. E. (2018). O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Teoria E Prática Da Educação, 20(2), 97-110. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i2.38004
Section
Articles