O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ROTINA DE ESTUDOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Abstract
Este trabalho busca compreender como alunos e alunas do ensino fundamental II de uma escola filantrópica do município de São José, em Santa Catarina, fazem uso das tecnologias móveis na sua rotina de estudos, tanto dentro da escola como em outros espaços. Por meio de um questionário online buscamos conhecer esta rotina e como a mobilidade e a ubiquidade estão presentes em seus processos de aprendizagem, enquanto mecanismos do ciberespaço que podem possibilitar a aprendizagem ubíqua e a formação de comunidades de aprendizagem, permitindo, portanto, a aprendizagem por cooperação, com colegas e professores. O resultado da pesquisa aponta, de maneira geral, para uma mudança de paradigma, onde a escola deixa de ser o centro exclusivo do saber, mediando novos espaços de aprendizagem por meio de tecnologias móveis de informação e comunicação.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.