AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA

  • Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva Universidade Federal de Alfenas - MG
  • Celso Luiz Aparecido Conti Departamento de Educação, Universidade Federal de São Carlos

Abstract

Este trabalho parte dos resultados obtidos em pesquisa bibliográfica de doutorado que teve como objetivo discutir as contribuições das ideias pedagógicas em diferentes contextos históricos para desvelar o projeto de masculinidade hegemônica. Neste artigo selecionamos um dos movimentos intelectuais mais relevantes do pensamento ocidental, o Iluminismo; e dentro dele lançamos mão das obras de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e Johann Heirinrch Pestalozzi (1746-1827), representantes do pensamento pedagógico oitocentista. Concluímos que o Iluminismo marca profundamente as ideias pedagógicas e a masculinidade moderna e, além disso, o pensamento de Rousseau e Pestalozzi nos permite inferir que a imposição da supremacia masculina não se deu de maneira linear e é profundamente marcada pelos interesses sociais e econômicos em disputa nos séculos XVIII e XIX.

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Author Biographies

Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, Universidade Federal de Alfenas - MG
Doutor em Educação, professor junto ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
Celso Luiz Aparecido Conti, Departamento de Educação, Universidade Federal de São Carlos
Doutor em Educação, professor junto ao Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Published
2018-11-23
How to Cite
Nishiwaki da Silva, A. R., & Conti, C. L. A. (2018). AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU E PESTALOZZI: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE MASCULINIDADE ILUMINISTA. Teoria E Prática Da Educação, 21(1), 53-66. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i1.43958
Section
Articles