CONTINUANDO O DEBATE SOBRE CUIDADO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA

Abstract

Neste artigo, analisam-se pressupostos, argumentos e consequências de pontos de vista divergentes sobre o cuidado e educação das crianças até os três anos de idade em creches. São problematizadas as posições de Tunes e Prestes (2019) desfavoráveis à educação dessas crianças em instituições sociais, visão que buscam fundamentar nas ideias e conceitos da psicologia histórico-cultural de Vigotski. Aqui se propõe a tratar dos conflitos e confrontos em relação à maternidade, ao trabalho feminino e à educação das crianças pequenas, no contexto social contemporâneo; a comentar estudos sobre interações de bebês com mães, outros adultos e pares; a discutir diferentes compreensões sobre os conceitos de Vigotski, argumentando-se a favor do compartilhamento do cuidado e educação da criança pelas famílias e instituições de Educação Infantil de qualidade, em razão das possibilidades de desenvolvimento que oferecem às crianças e pelo papel que ocupam na diminuição das desigualdades educacionais, sociais, bem como raciais e de gênero.

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Biografie autore

Katia de Souza Amorim, Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo

Possui graduação na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (2002). Fez doutorado sandwich com Prof. Jaan Valsiner (Clark University) e foi professora visitante na Utah University, onde trabalhou com Prof. Alan Fogel. Atualmente é professora Livre-docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, trabalhando na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: bebês e crianças pequenas, comunicação e significação, construção de vínculos, desenvolvimento, criança com e sem necessidades especiais. É coordenadora de projetos financiados nas duas áreas centrais de sua pesquisa: 1) Interação, linguagem, comunicação, significação e vínculo em diferentes contextos (FAPESP); 2) As múltiplas redes de significações constituintes dos e constituídas pelos dialéticos processos de inclusão / exclusao de crianças com necessidades especiais (CNPq). É ainda pesquisadora principal do eixo de pesquisas sobre educação e interação social, relativa a crianças com epilepsia, ligado ao Programa CINACPE (programa Interinstitucional de apoio às pesquisas sobre o cérebro) (apoio FAPESP). este programa envolve um trabalho interdisciplinar e interinstitucional da USP_Ribeirão Preto, USP-SP, USP - São Carlos, UNICAMP, UNIFESP, Hospital Albert Einstein. É coordenadora do GT da ANPEPP (Grupo sobre Contextos Sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais) e do CINDEDI (Centro de Investigações sobre desenvolvimento humano e educação infantil). E, é coordenadora (pela USP) de intercâmbio interinstitucional internacional com a Universidade de Tampere (Finlândia), em parceria com a Profa. Niina Rutanen.

Angela Maria Rabelo Barreto, UFMG

Angela Maria Rabelo Ferreira Barreto: ORCID: 0000-0001-5624-0582; Email: angelarabarreto@gmail.com; Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília; Técnica em Desenvolvimento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), aposentada; Membro do Grupo de Estudos em Cultura, Infância e Educação – EnlaCEI; e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula – GEPSA, vinculados à Faculdade de Educação da UFMG.

Maria de Fátima Cardoso Gomes , UFMG

Maria de Fátima Cardoso Gomes - ORCID.ID/0000-0002-6881-3193 e.mail - mafacg@gmail.com. Professora Associada IV de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula (GEPSA) e membro do Grupo de Estudos em Cultura, Educação e Infância (EnlaCEI); Bolsista de Produtividade do CNPq.

Alice de Paiva Macário, UFJF

Alice de Paiva Macário: ORCID: 0000-0002-1321-1603; Email: alice.macario@caed.ufjf.br; Analista de Avaliação na equipe de Educação Infantil do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF; Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG; Membro do Grupo de Estudos em Cultura, Infância e Educação - EnlaCEI, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula - GEPSA e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil - NEPEI.

Vanessa Ferraz Almeida Neves, UFMG

Vanessa Ferraz Almeida Neves: ORCID: 0000-0003-4094-3639; Email: vfaneves@ufmg.br; Professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG; Coordenadora do Grupo de Estudos em Cultura, Infância e Educação - EnlaCEI; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula - GEPSA e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil - NEPEI; Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Zilma Maria Ramos Oliveira

Zilma Ramos de Oliveira, licenciada em pedagogia pela FFCL da USP. Mestre em psicologia educacional pela PUC-SP. Doutora em psicologia pelo IP da USP, livre docente pela FFCL de Ribeirão Preto da USP. Pesquisadora junto ao Centro de investigações sobre o desenvolvimento humano e educação infantil (CINDEDI).

Maria Clotilde Rossetti-Ferreira

Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, ORCID: em processamento; Email: mcrferre@usp.br; Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; Fundadora e membro do CINDEDI (Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil); Professora Colaboradora Sênior do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC) da FFCLRP-USP.

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Pubblicato
2020-08-11
Come citare
Amorim, K. de S., Angela Maria Rabelo Barreto, Gomes , M. de F. C., Macário, A. de P., Neves, V. F. A., Oliveira, Z. M. R., & Rossetti-Ferreira, M. C. (2020). CONTINUANDO O DEBATE SOBRE CUIDADO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA. Teoria E Prática Da Educação, 23(1), 22-35. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i1.49985
Sezione
Artigos