ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA
Abstract
Uma parcela expressiva dos alunos da Educação Básica costuma apresentar expectativas e dificuldades em relação à educação que vivenciam. Diante desse cenário, esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo investigar as percepções que alguns alunos de escolas públicas e particulares apresentam quanto ao papel do professor e da escola. A pesquisa contou com a aplicação de um questionário cujas questões abertas aqui apresentadas foram analisadas utilizando técnicas de Análise de Conteúdo. As análises das respostas dos estudantes apontaram para a necessidade de mudanças e inovações nas metodologias, recursos e estratégias didáticas utilizadas pelos professores. Por fim, entendemos que a utilização do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade poderia oferecer respostas adequadas aos anseios dos estudantes investigados, permitindo alterar o panorama da realidade educacional vigente.
Downloads
References
AIKENHEAD, G. Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se le llame. Educación Química, v. 16, n. 2, p. 114–124, 2005.
ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.
AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v, 7, n. 1, p. 1–13, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010.
BAZZO, W. et al. [eds.]. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), Madrid: OEI, 2003.
BICALHO, Adelice Jaqueline; GAZIRE, Eliane Scheid. O Laboratório de Informática como Espaço de Aprendizagem. APRENDER – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, ano IV, n. 6, p. 179-188, 2006.
BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n. 009394). Brasília, 1996. Disponível em: www.senado.gov.br/legbras.
____. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CEB nº 3, de 26 de junho de 1998. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 05 de agosto de 1998.
____. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014b. Seção 1, p. 1, Ed. Extra.
____. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015. Disponível em: http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/BNCC-APRESENTACAO.pdf. Acesso em 09 abril 2020.
____. Base Nacional Comum Curricular.Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 09 abril. de 2020.
____. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 09 abril 2020.
CAMPOS, L. S.; ARAÚJO, M. S. T.; AMARAL, L. H. Levantamento de dissertações e teses envolvendo a Experimentação em Ensino de Física e o Laboratório didático de Física entre 2002 e 2011. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 3, p. 50-65, 2014.
CARVALHO, A. M. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018.
CHAGAS, A. T. R. O questionário na pesquisa científica. Administração on line, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2000.
DAGNINO, R. P. Tecnologia Social: Contribuições conceituais e metodológicas. 1. ed. Florianópolis: Insular/EdUEPB, 2014.
DELIZOICOV, D. e LORENZETT, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 37-50, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo. Paz e Terra. 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GOUW, A. M. S ; FRANZOLIN, F.; FEJES, M. E. Desafios enfrentados por professores na implementação de atividades investigativas nas aulas de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 439-454, 2013.
GUIMARÃES, S.E.R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. Em Boruchovitch, E. & Bzuneck, J.A.(Orgs.), Motivação do aluno: Contribuições da psicologia contemporânea, Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
HIGA, Ivanilda; OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. A experimentação nas pesquisas sobre o ensino de Física: fundamentos epistemológicos e pedagógicos. Educar em Revista, n. 44, p. 75-92, 2012.
HOFSTEIN, A., AIKENHEAD, G., RIQUARTS, K. (1988). Discussions over STS at the fourth IOSTE symposium. International Journal of Science Education, v. 10, n. 4, p.357-366.
HOLMAN, J. Editor's introduction: Science-technology-society education. International Journal of Science Education, v. 10, n. 4, p.343-345, 1988.
IGLESIA, P. M. Ciencia-Tecnología-Sociedad en la enseñanza-aprendizaje de las ciencias experimentales. Alambique dicáctica de las ciencias experimentales, v. 2, n. 3, p.7-11, 1995.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998a.
LOPES, J. S. M. Cinema e Educação: o diálogo de duas artes. SCIAS-Arte/Educação, n. 1, p. 2-14. 2013. Disponível em: http://www.uemg.br/openjournal/index.php/SCIAS/article/view/405/276. Acesso em: 09 de abr. de 2020.
MACEDO, J. A.; Pedroso, L. S.; VOELZKE, M. R.; ARAÚJO, M. S. T. Levantamento das abordagens e tendências dos trabalhos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação apresentados no XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 1, p. 167-197, 2014.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise, 2a. ed., São Paulo: Atlas, v.2, 1994.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.
MORAES, José U. Pereira; ARAÚJO, Mauro S. Teixeira. O ensino de Física e o enfoque CTSA: caminhos para uma educação cidadã. São Paulo: Livraria da Física, 144 p., 2012.
POLITO, R. Vença o Medo de Falar em Público, Ed. Saraiva, 6a edição, 1999.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: Do Conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico. 5a. ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.
RODRIGUES, J. B. TIC, abordagem CTS e Educação: uma adesão benéfica. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 193-196, 2019.
RUBBA, P. A., WIESENMAYER, R. L. Goals and competencies for precollege STS education: recommendations based upon recent literature in environmental education. Journal of environmental Education, v. 19, n. 4, p.38-44, 1988.
SANTOS, Roseane; SILVA, Andréa. Relação professor aluno: uma reflexão dos problemas educacionais. Trabalho de conclusão de curso. UNAMA. 2002.
SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar se medo de errar. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em foco. Editora Unijuí: Ijuí, 2011.
SILVA, S. R.; FERNANDES. R. R. Formação Profissional e CTS: uma Abordagem dos Institutos Federais. Revista Internacional de Educ. Sup, v.5, p. 1-21, 2019.
SOLOMON, J. Teaching science, technology and society. Buckingham: Open University Press, 1993.
SUART, R. C. MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009.
VASCONCELOS, M. L. M. C. (In) disciplina, escola e Contemporaneidade. São Paulo, Editora Mackenzie, 2001.
VIEIRA, K. R. C. F.; BAZZO, W. Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula. Ciência & Ensino, v. 1, n. esp., nov. 2007.
YAGER, R. Science, technology, society: a major trend in science education. In: UNESCO. New trends in integrated science teaching. Bélgica: UNESCO, p.44-48, 1990.
ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011.
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.