FOR A TEACHER TRAINING CONCERNED WITH SCIENCE EDUCATION
Abstract
Initial teacher training is a privileged space for debates on education. The aim of the present investigation was to analyze the relationship between teacher education and science education. Methodologically, it was an exploratory research organized in a bibliographic survey; document analysis; and reflection on strategies to foster research in undergraduate courses. The results highlighted the research as a fundamental part of the teaching internship, even though there are open spaces in relation to the theme. Thinking about strategies that guide teacher training in approach to science education becomes urgent in this context. Although the debates on teacher education concerned with scientific education have increased, spaces remain to be filled by theoretical reflections, practical pedagogical actions and favorable political decisions.
Downloads
References
BOCASANTA, D. M.; KNIJNIK, G. Dispositivo de tecnocientificidade e iniciação científica na educação básica. Currículo sem Fronteiras 16(1), 139-158, 2016. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol16iss1articles/bocasanta-knijnik.pdf Acesso em: 01 abr 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições70, 2004.
BRASIL. Lei 12.796, de 04 de abril de 2013, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da Educação e dar outras providências.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm Acesso em: 01 abr 2021.
BRASIL. Resolução n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares nacionais para o Curso de Pedagogia, licenciatura. MEC/ CNE. Diário Oficial da União. Brasília –DF, 16 mai. 2006 –Seção I –p 11.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm Acesso em: 01 abr 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002, institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf Acesso em: 01 abr 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file Acesso em: 01 abr 2021.
BRASIL. Portaria CAPES/GAB nº 259, de 17 de dezembro de 2019, dispõe sobre o regulamento do PIBID. Disponível em: https://capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/regulamento/19122019_Portaria_259_Regulamento.pdf Acesso em: 01 abr 2021.
BRASIL. Edital nº 2/2020 PIBID/CAPES. Disponível em: https://capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/06012019-EDITAL-2-2020-PIBID.pdf Acesso em: 01 abr 2021.
CAMPREGHER, G. A universidade como instituição de defesa do conhecimento. Jornal da Universidade. UFRGS. Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/a-universidade-como-instituicao-de-defesa-do-conhecimento/Acesso em: 01 abr 2021.
CARVALHO, E. M. D. Por que confiar na ciência? Jornal da Universidade. UFRGS. Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/por-que-confiar-na-ciencia/ Acesso em: 01 abr 2021.
COUTO, M. R. A. M. Os Clubes de Ciências e a Iniciação à Ciência: uma Proposta de Organização no Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 168-200, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302002008000010&script=sci_arttext Acesso em: 01 abr 2021.
DAMINELLI, E. A pesquisa e a produção de conhecimento nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no RS: um estudo sobre a iniciação científica com estudantes do ensino médio técnico. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
DINIZ-PEREIRA, J.C; LACERDA, M. P. Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate. Educ. Soc., v. 30, n. 109, p.1229-1242, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400015 Acesso em: 01 abr 2021.
DOOLEY, L.M. Case Study Research and Theory Building. Advances in Developing Human Resources (4), 335-354, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782008000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 01 abr 2021.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: Unesco, 2011.
GEWEHR, D. et al. Metodologias ativas de ensino e de aprendizagem: uma abordagem de iniciação à pesquisa. Revista Ensino & Pesquisa 14(1), 225-246, 2016. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/843 Acesso em: 01 abr 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
KRÜGER, J. G. et al. Alfabetização científica com enfoque CTSA: produção de um jornal da ciência no Ensino Médio público. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 3(2), 79-97, 2013. Disponível em: http://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/IFES-1_1518fb2042eb1b7cdf385893138bdfce Acesso em: 01 abr 2021.
LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: Editora UNESP, 2017.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2000.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. São Paulo: Editora 34, 2019.
LATOUR, B. Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Bauru: EDUSC, 2004.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. Aproximando Universidade e Escola de Educação Básica pela Pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, 2005. Disponível em: http://www2.fe.usp.br/~gpef/teses/grupo_01.pdf Acesso em: 01 abr 2021.
MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EDUSER: Revista de educação, v. 2, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/24 Acesso em: 01 abr 2021.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NÓVOA, A. O regresso dos professores. Lisboa: Ministério de Educação, 2008.
NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 109-139, 1991.
OLIVEIRA, A. A iniciação científica júnior (ICJ): aproximações da educação superior com a educação básica. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catariana, Florianópolis, 2015.
OLIVEIRA, D. A. Políticas de formação e desenvolvimento profissional docente: da intenção às práticas. In: LEITE, Y. U. F. et al. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. p. 33-53.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação (USP), São Paulo, v. 22, n. 2, 1996. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/rfe/article/view/33579 Acesso em: 01 abr 2021.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, 1995. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/839 Acesso em: 01 abr 2021.
RODRÍGUEZ, G.; FLORES, J. G. Metodología de la investigación cualitativa. Málaga: Ediciones Aljibe, 1999.
ROSA, S. S.; CARDIERI, E.; TAURINO, M. S. Pesquisa e formação de professores: reflexões sobre a iniciação à pesquisa no curso de pedagogia. Disponível em: http://www.anped.org.br/biblioteca/item/pesquisa-e-formacao-de-professores-reflexoes-sobre-iniciacao-pesquisa-no-curso-de Acesso em: 01 abr 2021.
SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação. Campinas: Autores Associados, 2014.
SILVEIRA, J. C; CASSIANI, S. Iniciação científica no ensino fundamental: a escola e seu lugar problematizador das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Sensos-e 3(2), 2016. Disponível em: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=11715 Acesso em: 01 abr 2021.
STAKE, R. Case Studies. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. Handbook of qualitative research (pp. 236-247). Newsbury Park: Sage, 1994.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
UFRGS. Edital n° 001/2020 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRGS. 2020a. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coorlicen/manager/arquivos/8toiQ7oZnJ_18062020-EDITAL_0012020_PIBIDUFRGS_SeleAAo_Alunos.pdf Acesso em: 01 abr 2021.
UFRGS. Edital nº 01/2020 – Seleção de alunos bolsistas e voluntários dos editais 01/2020 do Programa de Residência Pedagógica – UFRGS. 2020b Disponível em: https://www.ufrgs.br/coorlicen/manager/arquivos/YbobX6f9YV_15062020-Edital_RP2020_bolsistas.pdf Acesso em: 01 abr 2021.
UFRGS. Regulamento XXXII SIC. 2020c. Disponível em: http://www.ufrgs.br/propesq1/sic2020/wp-content/uploads/2020/07/Regulamento-SIC.pdf Acesso em 01 abr 2021.
UFRGS. Edital do Programa Ciência na Sociedade Ciência na Escola 2020/2021 (BIPOP/ BIENC). 2020d. Disponível em: http://www.ufrgs.br/propesq1/csce/wp-content/uploads/2020/05/BIPOP-BIENC2020-ATUALIZADO.pdf Acesso em 01 abr 2021.
VASQUES, D. G.; OLIVEIRA, V. H. N. A iniciação científica na educação básica e a indissociabilidade ciência-escola. Jornal da Universidade. UFRGS. Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/a-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica-e-a-indissociabilidade-ciencia-escola/. Acesso em: 01 abr 2021.
YIN, R. Applications of case study research. Beverly Hills, CA: Sage Publishing, 1993.
YIN, R. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.