POR UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PREOCUPADA COM A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Palavras-chave: Formação de professores, Educação Científica, Iniciação Científica

Resumo

A formação inicial docente configura-se como privilegiado espaço de debates sobre educação. O objetivo da presente investigação foi analisar as relações entre formação de professores e educação científica. Metodologicamente, tratou-se de pesquisa exploratória organizada em levantamento bibliográfico; análise documental; e reflexão sobre estratégias para fomentar a pesquisa nas licenciaturas. Os resultados evidenciaram a pesquisa como parte fundamental do estágio docente, ainda que existam espaços abertos em relação ao tema. Pensar nas estratégias que direcionem a formação docente em aproximação à educação científica torna-se urgente nesse contexto. Ainda que os debates sobre uma formação docente preocupada com a educação científica tenham aumentado, permanecem espaços a serem preenchidos por reflexões teóricas, ações pedagógicas práticas e decisões políticas favoráveis.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela PUCRS. Licenciado e Mestre em Geografia pela UFRGS. Professor do Departamento de Humanidades da UFRGS.

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Licenciado e Mestre em Educação Física pela UFSC. Professor do Departamento de Expressão e Movimento da UFRGS.

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Publicado
2021-12-17
Como Citar
Nedel Oliveira, V. H., & Giordani Vasques, D. (2021). POR UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PREOCUPADA COM A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Teoria E Prática Da Educação, 24(3), 63-81. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i3.58564
Seção
Artigos