A FORMAÇÃO DE CONCEITOS À LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E DA PEDAGOGIA RETÓRICA
Abstract
Considerando a formação de conceitos um requisito fundamental para a educação, este artigo examina as proposições da Atividade Orientadora de Ensino em associação com os princípios da Pedagogia Retórica. Embora adotem termos próprios e fundamentos filosóficos distintos, essas duas concepções pedagógicas possuem dimensões que viabilizam um diálogo voltado a situar a escola como lugar social em que a formação de conceitos ocorre por meio da apropriação da experiência social da humanidade. Enquanto Dewey argumenta em favor da educação como meio propício para o sujeito ter experiências estéticas fundamentais para a constituição humana, Vigotski defende que é pela educação que o sujeito se integra a questões de natureza social e cultural. A primeira seção do artigo apresenta uma periodização do desenvolvimento, com destaque para a formação de conceitos na adolescência. A segunda seção traz os fundamentos da Pedagogia Retórica, com o propósito de evidenciar possíveis aproximações com as propostas da Atividade Orientadora de Ensino.
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