THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL

Abstract

Considerando a formação de conceitos um requisito fundamental para a educação, este artigo examina as proposições da Atividade Orientadora de Ensino em associação com os princípios da Pedagogia Retórica. Embora adotem termos próprios e fundamentos filosóficos distintos, essas duas concepções pedagógicas possuem dimensões que viabilizam um diálogo voltado a situar a escola como lugar social em que a formação de conceitos ocorre por meio da apropriação da experiência social da humanidade. Enquanto Dewey argumenta em favor da educação como meio propício para o sujeito ter experiências estéticas fundamentais para a constituição humana, Vigotski defende que é pela educação que o sujeito se integra a questões de natureza social e cultural. A primeira seção do artigo apresenta uma periodização do desenvolvimento, com destaque para a formação de conceitos na adolescência. A segunda seção traz os fundamentos da Pedagogia Retórica, com o propósito de evidenciar possíveis aproximações com as propostas da Atividade Orientadora de Ensino.

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Author Biographies

Bianca Viana Monteiro da Silva, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Educação Artística Com Habilitação em Música - com premiação de Menção Honrosa pelo destaque das notas - pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP, 2016), Psicopedagogia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP, 2018), especialização em Formação Didático-Pedagógica para Cursos na Modalidade EaD pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP, 2020), Mestrado em Música pela Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2020), e é doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP, em andamento). Atualmente, é educadora de teclas do Projeto Guri, professora de arte da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, e proponente (ProAC) do Projeto PianoForte, em Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Piano em Grupo; Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais; Música e Linguagem; Música e Desenvolvimento Humano.

Elaine Sampaio Araujo, Universidade de São Paulo

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) , doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro/Portugal (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática na Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Educação Matemática, Aprendizagem docente e Teoria Histórico-Cultural.Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo, atuando no curso de Pedagogia e de Pós-graduação em Educação da FFCLRP. É vice líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica - GEPAPe e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância- GEPEAMI. 

Marcus Vinicius da Cunha, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992) e livre-docência pela Universidade Estadual Paulista (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), onde atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É pesquisador do CNPq (nível 1 - D) e coordena o Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq). Suas pesquisas e principais publicações situam-se nas áres de Filosofia da Educação e História da Educação, focalizando os seguintes temas: Análise Retórica, Sofística, Discurso Pedagógico, John Dewey, Pragmatismo, Educação Brasileira e Escola Nova.

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Published
2022-12-21
How to Cite
Viana Monteiro da Silva, B., Sampaio Araujo, E., & da Cunha, M. V. (2022). THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL. Teoria E Prática Da Educação, 25(3), 145-161. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i3.63050
Section
Articles