AS PRÁTICAS DE LEITURA EM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇA DE 0 A 04 ANOS
Resumen
Compreende-se que as mais variadas leituras (não só as escritas ou imagéticas, mas, e, inclusive, as várias leituras de mundo) devem ser exploradas, compartilhadas e motivadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs), uma vez que estimulam muitas atividades mentais e físicas nas crianças. Com base nesse pressuposto, elaborou-se a presente pesquisa, exploratória e participante, envolvendo acadêmicos de Prática de Ensino do curso de Pedagogia, em um projeto que buscasse desenvolver reflexões no que tange a práticas de leitura com crianças de 0 a 4 anos. Por outro lado, buscou-se possibilitar aos acadêmicos, futuros profissionais da Educação Infantil, uma oportunidade de vivenciar práticas educativas mais coerentes com as atuais orientações teórico-metodológicas na área. Entre essas práticas introduziram-se momentos de leitura e dramatização de textos utilizando-se livros gigantes. Outras estratégias pedagógicas envolveram um varal para exposição gradativa dos personagens da história, um avental, de cujos bolsos personagens embutidas surgiam no decorrer do conto, e um tapete de sensações. A partir da análise do envolvimento das crianças, concluiu-se ser possível desmistificar a confusão entre o cuidar e o educar. Revelou-se a possibilidade e a importância do desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo por meio de práticas de leitura, ampliando o modelo exclusivamente cuidador, clássico nas instituições de atendimento a crianças dessa faixa etária.Descargas
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Publicado
2011-08-24
Cómo citar
Szymanski, M. L. S., & Manchope, E. C. P. (2011). AS PRÁTICAS DE LEITURA EM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇA DE 0 A 04 ANOS. Teoria E Prática Da Educação, 12(2), 185-192. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i2.13969
Número
Sección
Artigos
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