O TEMPO NA PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO: REFLEXOS NA/DA ESCOLA
Résumé
Com o intuito de pensar as implicações das concepções de tempo na/da escola, realizou-se um estado da arte sobre o tempo na produção em educação. As produções inventariadas e analisadas foram as dissertações e teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil, que fazem parte do Banco de Teses da CAPES; os artigos publicados nos periódicos da área de educação disponíveis no SciELO e os trabalhosapresentados nas Reuniões da ANPEd, considerando a produção dos últimos cinco anos (2003-2007) disponíveis nestas agências. A partir do estudo das produções pesquisadas foram organizadas quatro grandes temáticas: concepções de tempo, tempo escolar, tempo do professor e tempo integral. As reflexões feitas a partir do inventário realizado confirmam a premissa de que o tempo é resultado de um longo processo de aprendizagem que afeta a constituição social como um todo. A escola também é afetada pelas concepções de tempo. As produções em educação sobre o tempo dão indícios de que a concepção linear de tempo ainda predomina na escola, sendo o tempo demarcado pelo relógio e calendários o regulador da sua organização. Apontam, no entanto, para o experienciar de um tempo real, problematizando a linearidade que está implícita na organização espaçotemporal na/da escola.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2011-12-18
Comment citer
Marques, L. P., Monteiro, S. da S., & Oliveira, C. E. de A. (2011). O TEMPO NA PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO: REFLEXOS NA/DA ESCOLA. Teoria E Prática Da Educação, 13(3), 5-18. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i3.15555
Numéro
Rubrique
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.