Da erradicação do analfabetismo ao compromisso de alfabetizar na idade certa: rumo a uma política nacional para alfabetização escolar?

  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná
  • Heloísa Irie Toshie Saito Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Resumen

O artigo analisa a configuração das políticas públicas atuais para a alfabetização escolar no Brasil. Discorrese
acerca da influência do neoliberalismo e da reforma do Estado na consolidação de uma política no campo
da alfabetização escolar. Apresenta-se considerações sobre o atual compromisso formal assumido pelos entes
federados com o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2013-2014) e evidencia-se as
principais categorias políticas para o enfrentamento de ações no processo de letramento e alfabetização
escolar. A metodologia refere-se a uma análise teórica, crítica e contextualizada, por meio de observações e
vivências nos cursos de formação continuada de professores alfabetizadores no atual programa. Os resultados
apontam para a necessidade de considerar as políticas para a alfabetização não como ações isoladas, mas
como uma política pública nacional de qualidade para todos.

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Biografía del autor/a

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Professora Adjunto do Departamento de
Teoria e Prática da Educação da UEM.

Heloísa Irie Toshie Saito, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Professora Adjunto do Departamento de
Teoria e Prática da Educação da UEM

Publicado
2013-09-01
Cómo citar
Moreira, J. A. da S., & Saito, H. I. T. (2013). Da erradicação do analfabetismo ao compromisso de alfabetizar na idade certa: rumo a uma política nacional para alfabetização escolar?. Teoria E Prática Da Educação, 16(3), 55-64. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i3.25462
Sección
Artigos