Da erradicação do analfabetismo ao compromisso de alfabetizar na idade certa: rumo a uma política nacional para alfabetização escolar?

  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná
  • Heloísa Irie Toshie Saito Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Résumé

O artigo analisa a configuração das políticas públicas atuais para a alfabetização escolar no Brasil. Discorrese
acerca da influência do neoliberalismo e da reforma do Estado na consolidação de uma política no campo
da alfabetização escolar. Apresenta-se considerações sobre o atual compromisso formal assumido pelos entes
federados com o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2013-2014) e evidencia-se as
principais categorias políticas para o enfrentamento de ações no processo de letramento e alfabetização
escolar. A metodologia refere-se a uma análise teórica, crítica e contextualizada, por meio de observações e
vivências nos cursos de formação continuada de professores alfabetizadores no atual programa. Os resultados
apontam para a necessidade de considerar as políticas para a alfabetização não como ações isoladas, mas
como uma política pública nacional de qualidade para todos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Professora Adjunto do Departamento de
Teoria e Prática da Educação da UEM.

Heloísa Irie Toshie Saito, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná

Professora Adjunto do Departamento de
Teoria e Prática da Educação da UEM

Publiée
2013-09-01
Comment citer
Moreira, J. A. da S., & Saito, H. I. T. (2013). Da erradicação do analfabetismo ao compromisso de alfabetizar na idade certa: rumo a uma política nacional para alfabetização escolar?. Teoria E Prática Da Educação, 16(3), 55-64. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i3.25462
Rubrique
Artigos