O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços

  • Jorge da Cunha Dutra Universidade Federal de Pelotas
  • Silvio Gallo UNICAMP
  • Mauro Augusto Burkert Del Pino Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, Rio Grande do Sul

Resumen

O artigo tem por objetivo analisar aspectos que dificultam a relação dialógica entre os saberes específicos
do campo filosófico e os saberes abertos dos discentes na docência do ensino de Filosofia. A pesquisa
caracteriza-se como uma investigação qualitativa desenvolvida com entrevistas realizadas com
professores da rede pública estadual e exame documental. Neste trabalho, são destacados quatro aspectos
que dificultam o desenvolvimento do trabalho docente a partir de pesquisa realizada em todas as escolas
de ensino médio regular e diurno do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul, totalizando 10 escolas.
São eles: a reduzida carga horária semanal da disciplina de Filosofia, o pequeno número de docentes
licenciados em Filosofia, a ausência de participação discente na construção do currículo dessa disciplina e
a rigidez no trabalho com os conteúdos programáticos. A pesquisa mostra a importância de desenvolver o
diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico, independentemente do
modelo pedagógico adotado, a fim de a Filosofia não ser concebida somente como um novo componente
curricular obrigatório, mas como uma disciplina capaz de conquistar seu espaço no currículo escolar, de
modo que permita aos educandos refletir e problematizar o pensamento do senso comum, para que se
tornem cada vez mais autônomos na construção de suas vidas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Jorge da Cunha Dutra, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2010). Atualmente é Doutorando em Educação pela UFPel.
Silvio Gallo, UNICAMP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1993) e Livre Docência pela UNICAMP (2009).
Atualmente é Professor Associado (MS-5) da UNICAMP.

Mauro Augusto Burkert Del Pino, Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2000). Atualmente é Professor Adjunto da
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Cómo citar
Dutra, J. da C., Gallo, S., & Del Pino, M. A. B. (1). O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços. Teoria E Prática Da Educação, 15(3), 103-114. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i3.25491
Sección
Artigos