O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços

  • Jorge da Cunha Dutra Universidade Federal de Pelotas
  • Silvio Gallo UNICAMP
  • Mauro Augusto Burkert Del Pino Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, Rio Grande do Sul

Abstract

O artigo tem por objetivo analisar aspectos que dificultam a relação dialógica entre os saberes específicos
do campo filosófico e os saberes abertos dos discentes na docência do ensino de Filosofia. A pesquisa
caracteriza-se como uma investigação qualitativa desenvolvida com entrevistas realizadas com
professores da rede pública estadual e exame documental. Neste trabalho, são destacados quatro aspectos
que dificultam o desenvolvimento do trabalho docente a partir de pesquisa realizada em todas as escolas
de ensino médio regular e diurno do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul, totalizando 10 escolas.
São eles: a reduzida carga horária semanal da disciplina de Filosofia, o pequeno número de docentes
licenciados em Filosofia, a ausência de participação discente na construção do currículo dessa disciplina e
a rigidez no trabalho com os conteúdos programáticos. A pesquisa mostra a importância de desenvolver o
diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico, independentemente do
modelo pedagógico adotado, a fim de a Filosofia não ser concebida somente como um novo componente
curricular obrigatório, mas como uma disciplina capaz de conquistar seu espaço no currículo escolar, de
modo que permita aos educandos refletir e problematizar o pensamento do senso comum, para que se
tornem cada vez mais autônomos na construção de suas vidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jorge da Cunha Dutra, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2010). Atualmente é Doutorando em Educação pela UFPel.
Silvio Gallo, UNICAMP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1993) e Livre Docência pela UNICAMP (2009).
Atualmente é Professor Associado (MS-5) da UNICAMP.

Mauro Augusto Burkert Del Pino, Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2000). Atualmente é Professor Adjunto da
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

How to Cite
Dutra, J. da C., Gallo, S., & Del Pino, M. A. B. (1). O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços. Teoria E Prática Da Educação, 15(3), 103-114. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i3.25491
Section
Articles