REPRESENTAÇÕES SOBRE O ENSINO DA GRAMÁTICA NO NORTE DE MINAS GERAIS (1920-1950)

  • Geisa Magela Veloso UNIMONTES

Resumen

A pesquisa situa-se no campo da História Cultural e tem por objetivo discutir representações e práticas sobre o ensino da gramática. Tomando a cultura escolar como categoria de análise, procuramos identificar os conteúdos e as orientações sobre o ensino, as prescrições oficiais do governo mineiro e as finalidades teóricas inscritas nos movimentos de reforma educativa, confrontando-as com as práticas de ensino de gramática materializadas nas salas de aula. Como fontes documentais foram utilizados artigos da Revista do Ensino (1925-1933), periódico oficial do governo de Minas Gerais, criado em 1925 com a finalidade de disseminar inovações pedagógicas e orientar professoras das escolas primárias em seu ofício na sala de aula. Também foram consideradas avaliações aplicadas por professora do curso primário, registradas em caderno de uma aluna do 4º ano. A análise das fontes indica que não há uma relação biunívoca entre discursos e práticas, que as professoras produzem a sua ação educativa a partir de suas crenças e concepções, o que nem sempre corresponde aos valores e prescrições advindos do poder oficial. Constatou-se que, apesar de discutido e rechaçado, desde a década de 1920, o ensino normativo da gramática se constituiu como prática em sala de aula, sendo cobrado nas avaliações.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Geisa Magela Veloso, UNIMONTES
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1982-1985); Especialização lato sensu em Literatura Infantil e Juvenil (1992-1994) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em educação (2000-2001) pela Universidade Federal de Minas Gerais (conceito 7) e Doutorado em Educação (2004-2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais (conceito 7). Já exerceu a atividade de Coordenação Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, com ênfase no atendimento às escolas rurais. Foi professora de disciplinas pedagógicas no Curso de Magistério para formação de professores no Ensino Médio. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Montes Claros. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagem e desenvolve pesquisa no campo da Educação, com ênfase na Alfabetização, Letramento e História das Práticas de Leitura e Escrita. No campo da docência tem experiência na área de Pedagogia, com ênfase na área de Pesquisa em Educação, Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
Publicado
2018-08-29
Cómo citar
Veloso, G. M. (2018). REPRESENTAÇÕES SOBRE O ENSINO DA GRAMÁTICA NO NORTE DE MINAS GERAIS (1920-1950). Teoria E Prática Da Educação, 15(1). https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.26877
Sección
Artigos