<b>Formação de professores na escola inclusiva: possibilidades, limites e aproximações entre Brasil e Argentina

  • Morgana de Fátima Agostini Martins Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marta Liliana Sipes Universidad de Buenos Aires

Résumé

 

A inclusão escolar e a construção de uma escola inclusiva envolvem inúmeras mudanças estruturais nos sistemas de ensino e no atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Essa construção requer dos professores competências e habilidades para ensinar a todos os alunos de maneira diferente. No Brasil, desde 2007, tem sido oferecido o Programa de implantação das Salas de Recursos Multifuncionais – SRM para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais nas redes municipais e estaduais de ensino como modelo de atendimento a esses alunos. Na Argentina, essa demanda tem sido atendida em escolas especiais e também nas escolas regulares, em diferentes modalidades. O presente artigo tem por objetivo suscitar discussões sobre a formação de professores para a educação inclusiva, a partir de aproximações e questionamentos entre as possibilidades oferecidas nos dois países. Para essa discussão apresentaremos as contribuições e percepções de oito professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais de 08 escolas do município de Dourados Mato Grosso do Sul. Esta investigação integra o Observatório Nacional de Educação Especial: Estudoem Rede Nacionalsobre as SRMs nas escolas comuns. Serão apresentados dados obtidos em entrevistas com professoras de SRM do município de Dourados/MS. Foram realizadas por meio da técnica de grupo focal com o intuito de levantar as características, potencialidades e dificuldades do trabalho dessas professoras em atuação no Atendimento Educacional Especializado. Discute-se a formação de professores tendo como referência as Políticas de formação de professores com vistas à promoção e efetivação da inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais inseridas em escolas regulares.

 

 

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Comment citer
Martins, M. de F. A., & Sipes, M. L. (1). <b&gt;Formação de professores na escola inclusiva: possibilidades, limites e aproximações entre Brasil e Argentina. Teoria E Prática Da Educação, 18(1), 37-46. https://doi.org/10.4025/tpe.v18i1.28996
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