EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA/EaD DA UFMS
Resumen
Este artigo evidencia os resultados de uma experiência do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) desenvolvido no período de 2012 a 2013, no Curso de Pedagogia, modalidade a distância, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Objetiva expressar a importância do Pibid no processo de formação docente, bem como o seu impacto na reflexão do fazer pedagógico, aliando a teoria e a prática, com enfoque no campo da educação especial. Trata-se, portanto, de um relato de experiência profissional. Para sua elaboração utilizou-se as reflexões de alguns autores a respeito da educação de pessoas com deficiência, educação inclusiva e educação especial, bem como excertos de registros dos acadêmicos-bolsistas expressos em relatórios desenvolvidos no decorrer do programa. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas - vivência, problematização da vivência, intervenção e avaliação – que possibilitaram ações na escola dialogadas, debatidas, compartilhadas e constantemente avaliadas, planejadas a partir da identificação das necessidades locais. Conclui-se que a discussão da educação especial em uma proposta do Pibid alcança resultados importantes no âmbito da formação de professores, da revisão de conceitos e concepções e da instrumentalização dos acadêmicos-bolsistas para contribuir na efetivação da educação para todos. As experiências apresentadas indicam o quanto os professores de escolas do ensino comum precisam de momentos de formação continuada que possibilitem o repensar de suas práticas para atender a diversidade dos alunos, independente de apresentarem deficiência ou não, o que requer mudanças de paradigmas e de postura profissional.
Descargas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.