PEDAGOGIA FEMINISTA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR COM MULHERES ASSENTADAS DO MST

  • Márcia Alves da Silva Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas
  • Eliane Godinho Corrêa Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel
  • Carla Negretto Discente do Curso de Pedagogia da UFPel.

Resumen

Esse texto trata de uma experiência investigativa e de extensão acadêmica na área da educação popular, que busca investigar o processo de construção dos sentidos do trabalho feminino e sua relação com a categorização de gênero, a partir das histórias de vida dessas mulheres aliada com a produção artesanal produzida por cada participante. Para isso, construiu-se um espaço de educação não-formal para a produção artesanal, onde as memórias dos grupos são resgatadas não apenas a partir da oralidade, mas também na produção concreta do artesanato, de forma coletiva e solidária. O trabalho vem sendo realizado há mais de três anos com grupos de mulheres assentadas participantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, no interior da cidade de Pinheiro Machado, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Neste período, é possível percebermos a construção e o fortalecimento de uma coletividade, onde se desconstrói parâmetros historicamente construídos, buscando ressignificar o feminino num processo de aprendizagem. Esse texto aborda, inicialmente, a proposta educativa da educação popular como pano de fundo para compreender os movimentos sociais, especialmente o MST. Após, busca-se demonstrar a importância do artesanato no trabalho que vem sendo realizado com as mulheres assentadas para, na sequência, apresentar aspectos mais específicos da investigação encaminhada, problematizando a divisão sexual do trabalho das mulheres do campo, apresentando alguns achados.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Márcia Alves da Silva, Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas
Socióloga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta do Depto. de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFPel. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Coordenadora do Observatório de Gênero e Diversidade da UFPel.
Eliane Godinho Corrêa, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel
Pedagoga, Mestranda em Educação da UFPel. Bolsista CAPES.
Carla Negretto, Discente do Curso de Pedagogia da UFPel.
Discente do Curso de Pedagogia da UFPel. Bolsista de Iniciação Científica.
Publicado
2018-11-22
Cómo citar
Silva, M. A. da, Corrêa, E. G., & Negretto, C. (2018). PEDAGOGIA FEMINISTA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR COM MULHERES ASSENTADAS DO MST. Teoria E Prática Da Educação, 20(3), 105-116. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i3.33561
Sección
Artigos