ESTADO, POLÍTICAS NEOLIBERAIS E OS (DES)ENCONTROS NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PARANÁ

  • Caroline Mari Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.
  • Maria Aparecida Cecílio Universidade Estadual de Maringá, UEM.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as relações entre o Estado e as políticas neoliberais que propiciam os encontros e desencontros na implementação de políticas públicas para Educação do Campo no Paraná, a partir da década de 1990. Tal análise está fundamentada na pesquisa bibliográfica e documental, e amparada nos fundamentos teóricos e metodológicos do materialismo histórico, uma vez que o objeto de estudo desse trabalho está situado no âmbito da luta de classes, característica da sociedade capitalista. Tornou-se relevante organizar o texto compreendendo o Estado capitalista em articulação com as políticas neoliberais e que se torna mínimo para o social e máximo no compromisso com os interesses do capital, consolidando projetos de reformas estruturais no Estado brasileiro e na educação a partir de 1990, os quais lançaram bases para que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST tivessem relações consensuais e contraditórias com o Estado para o fomento de políticas públicas para a Educação do Campo no Paraná. As políticas educacionais neoliberais atendem os educandos/as por meio de políticas sociais compensatórias, projetando ao campo brasileiro uma proposta mercadológica pautada no agronegócio que é umas das formas mais predatórias que expropria os sujeitos do campo de seus espaços de vida e cultura. Contudo, ao mesmo tempo, que o capital tem se apropriado, ainda mais, do contexto campesino, tem se constituído uma agenda de lutas por superação desse embate entre capital e trabalho protagonizados pelo MST no Brasil e no Estado do Paraná. 

 

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Biografía del autor/a

Caroline Mari Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.
Doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Cáceres/MT, com pesquisa na linha de educação ambiental e do/no campo, ordenamento territorial, impactos e políticas públicas no Mato Grosso.  Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, UEM. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Pesquisadora no Grupo Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana, UNEMAT/EPSJV/FIOCRUZ.
Maria Aparecida Cecílio, Universidade Estadual de Maringá, UEM.
Doutora em Educação pela UNESP- Marília, professora adjunta na Universidade Estadual de Maringá, no Departamento de Teoria e Prática da Educação, Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional – GEPPGE/CNPq. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação na América Latina e Caribe – PGEALC.
Publicado
2018-11-22
Cómo citar
Oliveira, C. M., & Cecílio, M. A. (2018). ESTADO, POLÍTICAS NEOLIBERAIS E OS (DES)ENCONTROS NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PARANÁ. Teoria E Prática Da Educação, 20(3), 91-104. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i3.34555
Sección
Artigos