ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Universidade, revisão sistematizada.

Resumo

O objetivo do estudo foi levantar produções científicas a nível internacional que se relacionavam ao ensino-aprendizagem na universidade. O estudo abrangeu o período de 1996 a 2016, a partir das bases de dados Web of Science, Science Direct, Scopus e Scielo, por meio das palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Processo ensino-aprendizagem, Universidade e Graduação. Foram selecionadas 173 artigos, dos quais 41 foram posteriormente selecionados a partir do Methodi Ordinatio. Os achados relataram temas como práticas de ensino e tecnologias aplicadas na universidade, que o maior número de artigos relevantes estão nos últimos 5 anos (70% das obras selecionadas), predominando publicações em periódicos na área de educação e ensino. Entende-se que o processo ensino-aprendizagem é um fator muito importante no contexto educacional, assim como práticas que possam contribuir para sua reflexão e possíveis adequações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Marilei Soistak Christo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Departamento de Educação - Pedagoga.
Luis Maurício Martins de Resende, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atualmente responde pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional. Atua no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia. 
Angela Inês Klein, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Lingüística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Publicado
2018-11-07
Como Citar
Christo, M. M. S., Resende, L. M. M. de, & Klein, A. I. (2018). ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016). Teoria E Prática Da Educação, 20(2), 45-56. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i2.37647
Seção
Artigos