ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL

  • Marisa Bittar Universidade Federal de São Carlos
  • Amarílio Ferreira Júnior Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: História da Educação, Jesuítas, Pedagogia brasílica.

Resumo

Este estudo apresenta a prática pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil colonial focalizando a relação entre o ensino de humanidades e a instrução de ofícios manuais. O artigo é composto por três partes. Inicialmente, apresentamos as casas de ler e escrever, instituídas em 1549, quando chegou Vicente Rodrigues, o “primeiro Mestre Escola do Brasil”. Em seguida tratamos do teatro como recurso para a catequese e como elemento de transmissão da língua portuguesa sobre os demais idiomas que coexistiam na diversidade de etnias e culturas da época. Na terceira parte, abordamos o ensino de ofícios necessários ao funcionamento da missão jesuítica. Ao focalizarmos as casas de ler e escrever, o ensino de ofícios, a música e o teatro, nosso objetivo é mostrar que a prática pedagógica dos jesuítas no Brasil durante os séculos XVI e XVII foi fruto de uma dialética entre imposição (padrão ocidental), adaptação ao meio e improvisação.

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Biografia do Autor

Marisa Bittar, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular de História, Filosofia e Políticas da Educação (UFSCar), Pesquisadora bolsista do CNPq.

Amarílio Ferreira Júnior, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Pesquisador bolsista do CNPq.

Publicado
2018-10-30
Como Citar
Bittar, M., & Ferreira Júnior, A. (2018). ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL. Teoria E Prática Da Educação, 20(1), 49-62. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i1.44754
Seção
Artigos