FORMACIÓN DE PROFESORES ÉN PIBID: MAPEO DE TESIS PUBLICADAS EN BRASIL DE 2010 A 2019
Resumen
Desde su inicio, el Programa Institucional para Becas de Iniciación Docente (PIBID) ha recibido un fuerte énfasis en la formación inicial y continua de docentes en Brasil. Esta investigación tiene como objetivo analizar lo que las tesis que investigaron el PIBID, de 2010 a 2019, disponibles en la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones CAPES, nos dicen acerca de la capacitación docente en el país. Para cumplir con el objetivo propuesto, se analizaron 84 tesis. Utilizamos como marco teórico las contribuciones de Gatti (2014, 2019); Imbernón (2010, 2011); Mist (1992, 2009, 2017); Vaillant y Marcelo Garcia (2012). Los resultados mostraron las contribuciones de PIBID a la formación inicial y continua de docentes en el país. Se concluye que a pesar de algunas debilidades, PIBID se erige como un programa eficiente para el fortalecimiento de los títulos universitarios y la aproximación entre la educación básica y la educación superior.
Palabras clave: Formación de profesores. PIBID. Estado del conocimiento.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa. v.42 n.145, p.112-129 jan./abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n145/08.pdf. Acesso em: 13 out. 2019.
ARAÚJO, Adriana Castro. Avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará na Perspectiva dos Egressos. Dissertação de Mestrado Profissional. Fortaleza, 2015.
ASSIS, Alessandra Santos de. PIBID e os desafios da formação docente em rede. Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v. 10, n.2, p.462-478, mai./ago. 2015. Disponível em:http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4703/3066. Acesso em: 13 mai. 2019.
ASSIS, Alessandra Santos de. Contribuições do PIBID para a valorização dos professores: o que dizem as teses e dissertações? 38ª Reunião Nacional da ANPEd. São Luís/MA, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1256.pdf. Acesso em: 27 abr. 2019.
ASSIS, Alessandra. SILVA, Jaqueline Barbosa da. O Fórum dos Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no contexto de luta pela valorização dos professores da educação básica. Interritórios Revista de Educação Universidade Federal de Pernanbuco. Caruaru, Brasil. V.4 N.7, 2018.
BRASIL. Diário Oficial da União. LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013. Disponível em:https://www.jusbrasil.com.br/artigos/busca?q=Art.+62+da+Lei+de+Diretrizes+e+Bases+-+Lei+9394%2F96. Acesso em: 29 abr. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2017c. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 03 nov. 2018.
BRASIL. Lei Nº 11.502, DE 11 DE JULHO DE 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11502.htm. Acesso em: 29 abr. 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do plano nacional de educação. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 30 abr. 2019.
BRASIL. Edital Nº 018/2010/CAPES – PIBID Municipais e Comunitárias. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital18_PIBID2010.pdf. Acesso em: 20 maio. 2019.
BRASIL. Edital CAPES/DEB Nº 02/2009 – PIBID. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital02_PIBID2009.pdf. Acesso em: 30 de maio. 2019.
BRASIL. Portaria Normativa Nº 38, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em: 30 abr.2019.
BRASIL. Seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. 12 de dezembro de 2007. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_PIBID.pdf. Acesso em: 30 abr. 2019.
BITTENCOURT, Ricardo Luiz. MEDEIROS, Giana. Contribuições do PIBID para a pratica pedagógica de professores em início de carreira. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 418-435, 2018.
CAPES. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB. Relatório de Gestão do Exercício de 2013. Brasília, 2014. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/2562014-relatrorio-DEB-2013-web.pdf. Acesso em: 27 abr. 2019.
CAPES. Capes divulga números de 2016. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8254-capes-divulga-numeros-de-2016. Acesso em: 27 abr. 2019.
CAPES. Portaria Gab. Nº 45, de 12 de março de 2018. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/27032018-Portaria-Capes-n-45-2018-concessao-de-bolsa.pdf. Acesso em: 18 out. 2019.
CAPES. PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 01 abr. 2019.
CAPES. Relatório de Gestão do Exercício de 2010. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/relatorio_gestao_2010.pdf. Acesso em: 27 abr. 2019.
CAPES. Relatório de Gestão do Exercício de 2011. Brasília, 2012. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/relatorio_gestao_2011.pdf. Acesso em: 27 abr. 2019.
CAPES. Relatório de Gestão do Exercício de 2012. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/2562014-relatrorio-DEB-2013-web.pdf. Acesso em: 27 abr. 2019.
CAPES. Relatório de Gestão do Exercício de 2014. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Contas_Publicas/2015_Relatorio_de_Gestao.pdf. Acesso em: 27 abr. 2019.
CAPES. Relatório de Gestão do Exercício de 2015. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Contas_Publicas/2015_Relatorio_de_Gestao.pdf. Acesso em: 27 abr. 2019.
COLPAS, Ricardo Ducatti. PIBID e atuação profissional: as TIC na Educação física escolar. - Rio Claro, 2017 184 f.: il., quadros Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
CRUZ, Gisele Barreto da. Professores principiantes e sua visão acerca da formação: aspectos didáticos-pedagógicos. Professorado, Rio de Janeiro: vol. 23, nº 3, 2019.
CRUZ, Daniel Adelino Costa Oliveira da Cruz. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Letras - Inglês na Universidade Federal de Alagoas: a que interesses serve? 2016. 144 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
DARROZ, Luiz Marcelo. Os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) na formação do professor de Física no Rio Grande do Sul. 2016. 147 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre, RS, 2016.
FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques. Caminhos da formação permanente: o caso dos professores supervisores do PIBID. 2015. Educere XII Congresso Nacional de Educação. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16366_10613.pdf. Acesso em: 14 jun. 2019.
GATTI, Bernardete et al (Org.). FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS - Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.
GATTI, Bernardete A. et al (Org.). Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GIMENES, Camila Itikawa. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores de Ciências Naturais: possibilidade para a práxis na formação inicial? Tese de Doutorado. São Paulo, 2016.
GONÇALVES, Gláucia Signorelli de Queiroz. Inserção profissional de egressos do PIBID: desafios e aprendizagens no início da docência. 2016. 243 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BORTOLI JAHN, Ângela. O PIBID e a Docência na Educação Física: perspectivas na formação inicial e continuada. 2015. 135 f. Tese (Doutorado) -- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre, BRRS, 2015.
MARQUES, Eveline Ignácio da Silva. A construção do trabalho docente na articulação teoria e prática: a experiência do PIBID. 2016. 162 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
MARTINS, Waléria Andrade. Práticas de objetivação e subjetivação docente: estratégias de saber-poder no contexto do PIBID. 2018. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
MEDEIROS, Emerson Augusto de. AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira. Percursos de formação: experiências e trajetórias (re)significadas nas histórias de vida de professoras do PARFOR. Educação e Linguagem. v. 18, n. 2, 121-146, jul.-dez. 2015
NEITZEL, Adair de Aguiar. FERREIRA, Valéria Silva. COSTA, Denise. Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na Educação Básica. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. especial, 2013, p. 98-121.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 14 mai. 2019.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: Nóvoa, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote: Instituto de Inovação Educacional. 1992.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Educa: Lisboa, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação v. 24. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v24/1809-449X-rbedu-24-e240001.pdf. Acesso em: 30 abr. 2019.
PINTO, Neuza Bertoni. Saberes Docentes e Processos Formativos. Revista Diálogo Educacional - v. 2 - n.3 - p. 43-57 - jan./jun. 2001. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/3499/3415. Acesso em: 27 maio. 2019.
PUCETTI, Silvana. A Formação do Professor de Matemática em Interface com o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: as representações de licenciandos e supervisores. 2016. [259f]. Tese (Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, [São Bernardo do campo], 2016.
RAMOS, Tiago Clarimundo. O ensino de matriz energética na educação CTS: um estudo com práticas na formação de licenciandos da área de Ciências Naturais. 2017. xvii, 329 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
RAUSCH, Rita Buzzi. FRANTZ, Matheus Jürgen. Avanços nos processos de ensinar e aprender na Educação Básica promovidos pelo PIBID. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 10, n.2, p.411-435, mai./ago. 2015. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4700/3052. Acesso em 19 out. 2019.
RIBEIRO, Marcus Eduardo Maciel. A formação de professores em comunidades de prática por meio da participação no PIBID Química em instituições de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul. 2017. 251 f., il. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática, PUCRS).
ROMANOWSKI, Joana Paulin. ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba-PR, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
SANTOS, Mariana dos. As contribuições do Programa Institucional de Bolsas De Iniciação à Docência (PIBID) para a construção de saberes sobre a docência: o caso do PIBID-Biologia da Universidade Federal de São Carlos / Mariana dos Santos. -- São Carlos: UFSCar, 2016. 177 p. Tese (Doutorado) -- Universidade Federal de São Carlos, 2016.
SANTOS, Mário Bispo dos. O PIBID na área de Ciências Sociais: da formação do Sociólogo à formação do professor em Sociologia. 2017. 290 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
SOUZA, Maria Aparecida Silva de. PIBID: significados na formação inicial de professores de matemática. 2019. 207 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
SOUZA, Zákia Sandra. Concepções da qualidade da educação básica forjadas por meio de avaliações em larga escala. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 407-420, jul. 2014.
SILVESTRE, Viviane Pires Viana. Práticas problematizadoras e de(s)coloniais na formação de professores/as de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. 2016. 239 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
SOARES, Magda. MACIEL, Francisca (Org.). Alfabetização Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. IV. Comitê dos Produtores da Informação Educacional. V. Série. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484330/Alfabetização/. Acesso em: 15 out. 2019.
VAILLANT, Denise. MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
VILLAS BÔAS, Fernanda Litvin. Um estudo avaliativo do PIBID: contribuições para avaliação de programas educacionais. 2018. 179 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_626327d3b0106f6633c7ff1ce29ed197. Acesso em: 03 jun. 2019.
WENZYNKSI, Danielle Cristiane. TOZZETO, Suzana Soares. A formação continuada face as suas contribuições para a docência. 2012. IX ANPED SUL. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2107/513. Acesso em: 14 jun. 2019.
Derechos de autor 2021 Teoria e Prática da Educação

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.