A ESPACIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PARANÁ: UMA FORMA DE RESISTÊNCIA DO MST
Résumé
A contradição imanente ao modo de produção capitalista em suas condições de globalização evidencia que ainda é possível se opor à homogeneização econômica exploratória à qual a sociedade é submetida e ousar se pensar novas formas de organização sócio-espacial. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) é um profundo exemplo de resistência do modus operandi e do modus vivendi do capital. Tem atuado no Brasil desde a década de 1980 e expandido sua influência pela América Latina. Sua luta está vinculada ao Projeto de Reforma Agrária em um país, Brasil, cuja concentração de renda está em décimo lugar no ranking mundial. No entanto, seus embates estão além da Reforma Agrária, o MST busca uma agricultura popular ancorada nos princípios da Agroecologia, moradia e vida digna no campo, democratização da comunicação e da educação. Neste trabalho, objetiva-se discutir a educação pela qual luta o MST, a Educação do Campo. Essa modalidade educacional não representa apenas a busca pelo direito à educação, mas a construção daquela vinculada à realidade camponesa e à intencionalidade política do Movimento e, por isso, é denominada de Educação do Campo. Além dos acampamentos, formas de pressão e dos assentamentos, efetivação da luta, a escola é também parte compositiva da resistência do Movimento que evidencia o seu caráter formativo. Este trabalho abordará a espacialização da Educação do Campo, por meio de um mapeamento, especificamente no Paraná, onde se verifica a presença das seguintes modalidades educativas: ensino fundamental e médio, EJA, ensino técnico e superior. O referencial teórico-metodológico está pautado na relação dialética entre economia do capital e vida socialTéléchargements
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Publiée
2011-12-11
Comment citer
Cecílio, M. A., Puziol, J. K. P., & Silva, I. M. de S. e. (2011). A ESPACIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PARANÁ: UMA FORMA DE RESISTÊNCIA DO MST. Teoria E Prática Da Educação, 13(2), 213-222. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i2.15482
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Artigos
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