A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS CEGOS OU COM BAIXA VISÃO NO CONTEXTO MATEMÁTICO

  • Josiel de Oliveira Batista Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Patrick Batista Miranda Universidade Federal do Pará
  • Luciane Ferreira Mocrosky Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumen

Este texto expõe um estudo sobre a educação inclusiva de alunos cegos ou com baixa visão, enfocando o ensino da Matemática. O trabalho investigativo foi elaborado com o objetivo de conhecer como estes alunos aprendem conteúdos matemáticos com o auxílio de recursos didáticos manipuláveis. Baseados na realização de entrevistas semiestruturadas, foram ouvidos alunos cegos ou com baixa visão do Centro de Apoio Pedagógico (CAP) para conhecer o modo como constroem conhecimentos matemáticos e sua percepção acerca dos recursos pedagógicos utilizados para promover ou auxiliar o aprendizado. Conclui-se que, até mesmo nos centros especializados, falta profissional na área da Educação Especial. Portanto, faz-se necessário promover formações continuadas e incentivar os educadores a buscar especializações visando melhorar o desempenho das atividades educacionais, a fim de promover o ensino de conteúdos matemáticos à alunos cegos ou com baixa visão.

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Biografía del autor/a

Josiel de Oliveira Batista, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2011) e graduação em Ciências Naturais com habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (2012) . Foi Diretor do Instituto de Engenharia do Araguaia, Portaria 535/2014, no período 2014 a 2015. Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e professor do Programa de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Pará - UFPA, aluno do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná - UFPR . Tem experiência na área de Matemática e Química
Patrick Batista Miranda, Universidade Federal do Pará
Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Pará – UFPA.
Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(2010) . Atualmente é professora Titular da Carreira EBTT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e em Matemática da Universidade Federal do Paraná . Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem da Matemática , Formação de Professores e Educação Profissional. É membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Fenomenologia em Educação Matemática (FEM), Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf) e Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e do Grupo de Estudos (GPTEM).
Publicado
2016-09-15
Cómo citar
Batista, J. de O., Miranda, P. B., & Mocrosky, L. F. (2016). A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS CEGOS OU COM BAIXA VISÃO NO CONTEXTO MATEMÁTICO. Teoria E Prática Da Educação, 19(1), 113-122. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i1.29082
Sección
Artigos