A "EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ATIVA" COMO ESTRATÉGIA CONTEMPORÂNEA DO PROGRAMA NEOLIBERAL DA TERCEIRA VIA
Resumen
O objetivo central deste artigo é analisar os fundamentos e a função social da proposta de “educação para a cidadania ativa” no campo educacional, enquanto uma proposta vinculada à perspectiva política da Terceira Via. A discussão é encaminhada com base em três conceitos centrais: novo Estado democrático, sociedade civil ativa e cidadania ativa. Os resultados mostram que a proposta de educação para a cidadania ativa faz parte das estratégias de disseminação de valores éticos e morais que favoreçam a construção de um novo consenso sobre os padrões de comportamento adequados à nova forma de sociabilidade necessária à reprodução capitalista, pautada na ampliação da participação social e na maior responsabilização dos indivíduos pela solução dos problemas sociais.
Descargas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.