OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E A CONSTITUIÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO CONCEITUAL DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Résumé
O objetivo deste artigo consiste em mapear e analisar os conceitos da educação de adultos que, a partir dos anos de 1970, tornaram-se recorrentes na esfera mundial. A pesquisa bibliográfica resultou de um levantamento realizado no Estágio Científico Avançado no Âmbito de Doutoramento, período de setembro a dezembro de 2012, por meio do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto de Educação, inserido na especialidade de Ciência da Educação - Política Educativa, da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, Portugal, sob a orientação do Professor Catedrático Dr. Licínio Carlos Viana da Silva Lima. O levantamento bibliográfico apoiou-se na literatura de autores que investigam a sociologia crítica e política da educação de adultos como Barros (2011), Canário (2000), Faure et al (1974), Guimarães (2011), Lima (1988; 2007; 2010; 2012), Melo et al (1998), dentre outros. O resultado desta pesquisa informa que aceitar os limites da educação de adultos não significa subordiná-la mecanicamente a sobretederminação econômica, hoje representada pelo slogan de uma aprendizagem ao longo da vida, entendida de forma fragmentada e intermitente. Indica, ainda, que a educação de adultos seja muito mais do que uma resposta a pressão do sistema econômico, político e social e que suas práticas pedagógicas sejam pautadas em recusas de simplesmente reproduzir a ideologia dominante.
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