O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA RECENTE: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO OU ASSISTENCIALISMO EM EDUCAÇÃO?

  • Celso Carvalho Universidade Nove de Julho
  • Raimundo Nonato de Carvalho Júnior Universidade Nove de Julho

Résumé

 Esse texto apresenta resultados parciais de pesquisa que analisa a produção acadêmica sobre educação integral a partir de 2007, ano de início do Programa Mais Educação do governo federal. Os textos retratam distintos contextos de espaço, cultura, realidade social e econômica, tendo, em comum, o ideário de que a permanência do educando na escola constitui a base de uma educação com maiores oportunidades de formação de conhecimento e autonomia, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas educacionais e complementares. Contudo, observam-se também críticas às fragilidades destas experiências que neutralizam o cumprimento de objetivos pontuais, presentes em diferentes propostas de políticas educacionais voltadas à educação integral. No conjunto dos textos encontramos perspectivas que tanto entendem a educação integral como processo de democratização da educação escolar e de melhoria da qualidade, como política pública de corte assistencialista com objetivo de reparação de desigualdades históricas, sociais e econômicas.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2017-04-28
Comment citer
Carvalho, C., & Carvalho Júnior, R. N. de. (2017). O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA RECENTE: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO OU ASSISTENCIALISMO EM EDUCAÇÃO?. Teoria E Prática Da Educação, 19(2), 07-19. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i2.36884
Rubrique
Artigos