O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA RECENTE: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO OU ASSISTENCIALISMO EM EDUCAÇÃO?
Resumo
Esse texto apresenta resultados parciais de pesquisa que analisa a produção acadêmica sobre educação integral a partir de 2007, ano de início do Programa Mais Educação do governo federal. Os textos retratam distintos contextos de espaço, cultura, realidade social e econômica, tendo, em comum, o ideário de que a permanência do educando na escola constitui a base de uma educação com maiores oportunidades de formação de conhecimento e autonomia, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas educacionais e complementares. Contudo, observam-se também críticas às fragilidades destas experiências que neutralizam o cumprimento de objetivos pontuais, presentes em diferentes propostas de políticas educacionais voltadas à educação integral. No conjunto dos textos encontramos perspectivas que tanto entendem a educação integral como processo de democratização da educação escolar e de melhoria da qualidade, como política pública de corte assistencialista com objetivo de reparação de desigualdades históricas, sociais e econômicas.
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