REPRESENTAÇÕES SOBRE ARRANJOS FAMILIARES EM LIVROS DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2015

  • Angélica Gomes da Silva Gouvêa Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPES-UFRJ).
  • Jose Jairo Vieira Docente do Programa de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). http://orcid.org/0000-0002-9395-5345
Palavras-chave: Políticas Públicas, Arranjos Familiares, PNLD

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender as representações sobre os arranjos familiares presentes nos seis livros didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático, para o ano de 2015. Para tanto, foi realizada análise acerca da apresentação das categorias família, gênero e sexualidade nos livros e, sobretudo, de suas representações. As principais referências utilizadas foram Apple e Bourdieu. As análises evidenciaram que os livros, de uma forma geral, se aproximam ao apresentarem conceitos e categorias em consonância com os recentes debates sobre diversidade, tal como relações homoafetivas e homossexualidade. Do mesmo modo, os livros excedem as menções de famílias tradicionais baseadas na padronização heteronormativa, consideradas unicamente as presenças da mãe e do pai.

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Biografia do Autor

Angélica Gomes da Silva Gouvêa, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPES-UFRJ).
Possui graduação em PEDAGOGIA e LETRAS pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003); graduanda em FILOSOFIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora - Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa e Política Pública. Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPES-UFRJ).
Jose Jairo Vieira, Docente do Programa de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ).
Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Criador e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Desigualdade e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN) da UFRJ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9825416585269352). Coordenador do GT Esporte, Cultura e Sociedade da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS - anos de 2002-2003-2004-2005-2007). Coordenador do GT Sociologia do Esporte e Lazer da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS - anos de 2003, 2005, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017). Coordenador do Gt de Sociologia do Esporte do Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB),nos encontros de Salvador (2011), Portugal (2015). Possui duas graduações: uma em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e outra em Ciências Sociais:Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro/IUPERJ (2001).
Publicado
2018-11-07
Como Citar
Gouvêa, A. G. da S., & Vieira, J. J. (2018). REPRESENTAÇÕES SOBRE ARRANJOS FAMILIARES EM LIVROS DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2015. Teoria E Prática Da Educação, 20(2), 57-70. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i2.37837
Seção
Artigos