REPRESENTAÇÕES SOBRE ARRANJOS FAMILIARES EM LIVROS DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2015
Résumé
Este artigo tem por objetivo compreender as representações sobre os arranjos familiares presentes nos seis livros didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático, para o ano de 2015. Para tanto, foi realizada análise acerca da apresentação das categorias família, gênero e sexualidade nos livros e, sobretudo, de suas representações. As principais referências utilizadas foram Apple e Bourdieu. As análises evidenciaram que os livros, de uma forma geral, se aproximam ao apresentarem conceitos e categorias em consonância com os recentes debates sobre diversidade, tal como relações homoafetivas e homossexualidade. Do mesmo modo, os livros excedem as menções de famílias tradicionais baseadas na padronização heteronormativa, consideradas unicamente as presenças da mãe e do pai.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2018-11-07
Comment citer
Gouvêa, A. G. da S., & Vieira, J. J. (2018). REPRESENTAÇÕES SOBRE ARRANJOS FAMILIARES EM LIVROS DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2015. Teoria E Prática Da Educação, 20(2), 57-70. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i2.37837
Numéro
Rubrique
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.