REPRESENTAÇÕES SOBRE ARRANJOS FAMILIARES EM LIVROS DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2015

  • Angélica Gomes da Silva Gouvêa Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPES-UFRJ).
  • Jose Jairo Vieira Docente do Programa de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). http://orcid.org/0000-0002-9395-5345

Résumé

Este artigo tem por objetivo compreender as representações sobre os arranjos familiares presentes nos seis livros didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático, para o ano de 2015. Para tanto, foi realizada análise acerca da apresentação das categorias família, gênero e sexualidade nos livros e, sobretudo, de suas representações. As principais referências utilizadas foram Apple e Bourdieu. As análises evidenciaram que os livros, de uma forma geral, se aproximam ao apresentarem conceitos e categorias em consonância com os recentes debates sobre diversidade, tal como relações homoafetivas e homossexualidade. Do mesmo modo, os livros excedem as menções de famílias tradicionais baseadas na padronização heteronormativa, consideradas unicamente as presenças da mãe e do pai.

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Bibliographies de l'auteur

Angélica Gomes da Silva Gouvêa, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPES-UFRJ).
Possui graduação em PEDAGOGIA e LETRAS pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003); graduanda em FILOSOFIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora - Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa e Política Pública. Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPES-UFRJ).
Jose Jairo Vieira, Docente do Programa de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ).
Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Criador e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Desigualdade e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN) da UFRJ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9825416585269352). Coordenador do GT Esporte, Cultura e Sociedade da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS - anos de 2002-2003-2004-2005-2007). Coordenador do GT Sociologia do Esporte e Lazer da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS - anos de 2003, 2005, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017). Coordenador do Gt de Sociologia do Esporte do Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB),nos encontros de Salvador (2011), Portugal (2015). Possui duas graduações: uma em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e outra em Ciências Sociais:Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro/IUPERJ (2001).
Publiée
2018-11-07
Comment citer
Gouvêa, A. G. da S., & Vieira, J. J. (2018). REPRESENTAÇÕES SOBRE ARRANJOS FAMILIARES EM LIVROS DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2015. Teoria E Prática Da Educação, 20(2), 57-70. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i2.37837
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Artigos