A SERVIÇO DA IGREJA E DA COROA – MISSIONAÇÃO, DOMESTICAÇÃO E COLONIZAÇÃO: OS FRANCISCANOS E OS GENTIOS (1585-1619)

  • Peter Johann Mainka Julius-Maximilians-Universität Würzburg (JMUW)
Palavras-chave: História do Brasil Colonial, Ordem de São Francisco (OFM), missão, colonização, indígenas

Resumo

A Ordem de São Francisco com a sua experiência e metodologia missionária, adquirida na África, Ásia e no México, chegou, de forma institucional, em 1585, no início da União Ibérica, para o Brasil – a serviço da Igreja Católica e da Coroa (espanhol-) portuguesa (união de cruz e espada). Desde o início, os franciscanos dedicaram-se, por um lado, à missionação e conversão dos géntios no Nordeste do Brasil, defendendo os direitos dos indígenas, contribuindo, por outro lado, com a sua atuação missionária, domesticadora e civilizadora para a colonização e a consolidação do sistema colonial no Brasil em concorrência com a Companhia de Jesus. Defendendo os direitos dos indígenas, os franciscanos sofreram as críticas e pressões dos colonos e das autoridades seculares, perdendo, finalmente, as suas competências temporais sobre as aldéias indígenas. Com base na historiografia franciscana, ainda hoje pouco utilizada, e referências bibliográficas atuais, este artigo analisa a atuação dos franciscanos, posicionados entre os indígenas e os colonos, no processo colonizador do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peter Johann Mainka, Julius-Maximilians-Universität Würzburg (JMUW)
Doutor em História. Professor na Julius-Maximilians-Universität Würzburg (JMUW). Professor visitante na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Publicado
2018-10-30
Como Citar
Mainka, P. J. (2018). A SERVIÇO DA IGREJA E DA COROA – MISSIONAÇÃO, DOMESTICAÇÃO E COLONIZAÇÃO: OS FRANCISCANOS E OS GENTIOS (1585-1619). Teoria E Prática Da Educação, 20(1), 05-22. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i1.44905
Seção
Artigos