CONCEITOS CIENTÍFICOS E EDUCAÇÃO DESENVOLVENTE: EDUCAR NA ESCOLA PARA ALÉM DA LÓGICA DO MERCADO

Mots-clés: Éducation de base. Enseignement et apprentissage. Théorie historico-culturelle.

Résumé

Na escola, ensinar os conceitos científicos é condição para uma educação que promova o pleno desenvolvimento do aluno. O artigo é parte de uma de uma pesquisa qualitativa (2019-2021), cujo objetivo é a abordagem da formação dos conceitos científicos tendo em vista uma educação desenvolvente, na perspectiva histórico-cultural. O estudo teórico, na perspectiva histórico-cultural, evidencia que a educação voltada para a formação do pensamento conceitual do aluno pode contribuir para a superação da educação conteudista, alienadora e alienante, em direção a uma educação produtora de conhecimentos científicos que contribua para que a escola como lugar da cultura mais elaborada. Conclui-se com uma questão que demanda novas pesquisas: Nessa perspectiva, será possível uma educação desenvolvente no espaço escolar, quando o mundo lá fora orquestrado sob a ótica do capital neoliberal responde à lógica do mercado?

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNIVERSIDADE DE UBERABA

DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UNESPDOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE UBERABA

Références

BOZHÓVICH L. Las etapas de formación de la personalidad en la ontogénesis. In. SHUARE, Marta (Org.) La psicologia evolutiva y pedagógica em la URSS: antología. Moscú: Editorial Progreso, 1987.

CHAIKLIN, S. A zona de desenvolvimento próximo na análise de Vigotski sobre aprendizagem e ensino. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 4, p. 659-675, out. /dez. 2011.

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: Investigación psicológica teórica y experimental. Traducción de Marta Suare. Moscú: Editorial Progreso, 1988.

DAVIDOV, V; MÁRKOVA, A. K. La concepción de la actividad de estudio de los escolares. Cuestones de psicología, 1981, n. 6. p. 316-337.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

DUSAVITSKII, A. K. Educação desenvolvente e a Sociedade aberta. Journal of Russian and East European Psychology, vol. 41, no. 4, jul.- aug. 2003.

HELLER, A. Sociologia de la vida cotidiana. 3. ed. Barcelona: Peninsula, 1991.

LEONTIEV, A. N. Actividad, Consciencia y Personalidad. Pueblo y Educación. Habana, 1983.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LURIA, A. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ícone/Edusp, 1988. p.59-83.

MAGALHÃES, C. Implicações da teoria histórico-cultural no processo de formação de professores da Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

MARINO FILHO, A. A atividade de estudo no ensino fundamental: necessidade e motivação. 2011. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciência, Unesp, Marília, 2011.

REPKIN, V.V. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Journal of Russian and East European Psychology, vol. 41, no. 4, jul.- aug. 2003.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SIMONS, D. C; SIMONS, B. C.; LAVIGNE, M. J. L. HACIA UNA EDUCACIÓN DESARROLLADORA. In: SIMONS, D. C.; SIMONS, B. C.; LAVIGNE, M. J.; GOMES, M. S.; CÁPIRO, C. R.; SÁNCHEZ, C. G. Aprender y Enseñar em la Escuela: una concepción desarrolladora. Havana: Universidad Pedagógica “Enrique José Varona”, 2002.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo (SP): Martins Fontes; 1998.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Publiée
2020-12-01
Comment citer
Ana Maria Esteves Bortolanza, Selma Aparecida Ferreira da Costa, & Neire Márcia da Cunha. (2020). CONCEITOS CIENTÍFICOS E EDUCAÇÃO DESENVOLVENTE: EDUCAR NA ESCOLA PARA ALÉM DA LÓGICA DO MERCADO. Teoria E Prática Da Educação, 23(2), 3-20. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i2.53347
Rubrique
Artigos