CONCEITOS CIENTÍFICOS E EDUCAÇÃO DESENVOLVENTE: EDUCAR NA ESCOLA PARA ALÉM DA LÓGICA DO MERCADO

Palavras-chave: Educação básica. Ensino e aprendizagem. Teoria histórico-cultural.

Resumo

Na escola, ensinar os conceitos científicos é condição para uma educação que promova o pleno desenvolvimento do aluno. O artigo é parte de uma de uma pesquisa qualitativa (2019-2021), cujo objetivo é a abordagem da formação dos conceitos científicos tendo em vista uma educação desenvolvente, na perspectiva histórico-cultural. O estudo teórico, na perspectiva histórico-cultural, evidencia que a educação voltada para a formação do pensamento conceitual do aluno pode contribuir para a superação da educação conteudista, alienadora e alienante, em direção a uma educação produtora de conhecimentos científicos que contribua para que a escola como lugar da cultura mais elaborada. Conclui-se com uma questão que demanda novas pesquisas: Nessa perspectiva, será possível uma educação desenvolvente no espaço escolar, quando o mundo lá fora orquestrado sob a ótica do capital neoliberal responde à lógica do mercado?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNIVERSIDADE DE UBERABA

DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UNESPDOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE UBERABA

Referências

BOZHÓVICH L. Las etapas de formación de la personalidad en la ontogénesis. In. SHUARE, Marta (Org.) La psicologia evolutiva y pedagógica em la URSS: antología. Moscú: Editorial Progreso, 1987.

CHAIKLIN, S. A zona de desenvolvimento próximo na análise de Vigotski sobre aprendizagem e ensino. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 4, p. 659-675, out. /dez. 2011.

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: Investigación psicológica teórica y experimental. Traducción de Marta Suare. Moscú: Editorial Progreso, 1988.

DAVIDOV, V; MÁRKOVA, A. K. La concepción de la actividad de estudio de los escolares. Cuestones de psicología, 1981, n. 6. p. 316-337.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

DUSAVITSKII, A. K. Educação desenvolvente e a Sociedade aberta. Journal of Russian and East European Psychology, vol. 41, no. 4, jul.- aug. 2003.

HELLER, A. Sociologia de la vida cotidiana. 3. ed. Barcelona: Peninsula, 1991.

LEONTIEV, A. N. Actividad, Consciencia y Personalidad. Pueblo y Educación. Habana, 1983.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LURIA, A. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ícone/Edusp, 1988. p.59-83.

MAGALHÃES, C. Implicações da teoria histórico-cultural no processo de formação de professores da Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

MARINO FILHO, A. A atividade de estudo no ensino fundamental: necessidade e motivação. 2011. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciência, Unesp, Marília, 2011.

REPKIN, V.V. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Journal of Russian and East European Psychology, vol. 41, no. 4, jul.- aug. 2003.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SIMONS, D. C; SIMONS, B. C.; LAVIGNE, M. J. L. HACIA UNA EDUCACIÓN DESARROLLADORA. In: SIMONS, D. C.; SIMONS, B. C.; LAVIGNE, M. J.; GOMES, M. S.; CÁPIRO, C. R.; SÁNCHEZ, C. G. Aprender y Enseñar em la Escuela: una concepción desarrolladora. Havana: Universidad Pedagógica “Enrique José Varona”, 2002.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo (SP): Martins Fontes; 1998.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Publicado
2020-12-01
Como Citar
Ana Maria Esteves Bortolanza, Selma Aparecida Ferreira da Costa, & Neire Márcia da Cunha. (2020). CONCEITOS CIENTÍFICOS E EDUCAÇÃO DESENVOLVENTE: EDUCAR NA ESCOLA PARA ALÉM DA LÓGICA DO MERCADO. Teoria E Prática Da Educação, 23(2), 3-20. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i2.53347
Seção
Artigos