PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS

Resumen

Esse estudo parte do livro de Silvio Sánchez Gamboa, intitulado Pesquisa em educação: métodos e epistemologias, com a última versão publicadoa em 2018. Nesse momento explanamos a visão do autor de modo a destacar a contribuição que a sua obra evidência para as pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação. O seu estudo explora desde métodos tradicionais abordados em pesquisas até  a importância da abordagem epistemológica, de modo a articular conteúdos lógicos e históricos. Esses conteúdos são manisfestados a partir de uma lógica interna da pesquisa, de modo a articular elementos, como, metodológicos, teóricos, gnosiológicos, ontológicos, entre outros.  Ao final, Gamboa volta-se todo esse processo para o desenvolvimento da pesquisa educacional de modo a envolver uma questão ética por trás desses conteúdos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Antonia Naiara de Sousa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Atualmente é professora substituta do Curso de Licenciatura em Matemática e Doutoranda da Pós-Graduação em Educação, ambos na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área da Educação Matemática e da História da Matemática, com ênfase, na formação de professores de matemática, articulação entre história e ensino de matemática, e instrumentos matemáticos.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática.

Citas

BORBA, S. ; PORTUGAL, A. D. ; SILVA, S. R. B. da. Pesquisa em Educação: a construção teórica do objeto. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 12-20, 2008.
GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3. ed. Chapecó: Argos, 2018.
MAINARDES, J. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-resolução CNS nº 510/2016. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 160-173, 2017.
Publicado
2021-12-17
Cómo citar
Pereira, A. N. de S., & Pereira, A. C. C. (2021). PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS. Teoria E Prática Da Educação, 24(3), 216-220. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i3.59310
Sección
Resenhas