PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS
Resumo
Esse estudo parte do livro de Silvio Sánchez Gamboa, intitulado Pesquisa em educação: métodos e epistemologias, com a última versão publicadoa em 2018. Nesse momento explanamos a visão do autor de modo a destacar a contribuição que a sua obra evidência para as pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação. O seu estudo explora desde métodos tradicionais abordados em pesquisas até a importância da abordagem epistemológica, de modo a articular conteúdos lógicos e históricos. Esses conteúdos são manisfestados a partir de uma lógica interna da pesquisa, de modo a articular elementos, como, metodológicos, teóricos, gnosiológicos, ontológicos, entre outros. Ao final, Gamboa volta-se todo esse processo para o desenvolvimento da pesquisa educacional de modo a envolver uma questão ética por trás desses conteúdos.
Downloads
Referências
GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3. ed. Chapecó: Argos, 2018.
MAINARDES, J. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-resolução CNS nº 510/2016. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 160-173, 2017.
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.