A FETICHIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM SURDOS

Résumé

A fetichização do trabalho com surdos diz respeito a naturalização de processos limitados quanto a oferta e garantia de uma pedagogia bilíngue. Estruturas ideológicas e alienantes, circunscrevem essa discussão em dois polos- Libras/língua portuguesa e a atividade do tradutor intérprete de Libras e língua portuguesa-TILSP. Nesse artigo, objetivamos discutir a fetichização a qual tem impactado o processo educacional dessa comunidade e os discursos erigidos em torno do Ser Surdo e a aprendizagem das línguas, assim como os processos do ensinar. O procedimento metodológico versou sobre o uso da análise de conteúdo, como estratégia para o tratamento dos dados, na análise, buscamos fundamentar a escrita a partir de categorias do materialismo histórico-dialético- MHD e da psicologia sócio-histórica-PSH. Os resultados apontam para as significações dos profissionais que veem o serviço de atendimento educacional especializado bilíngue- SAEEB como um espaço primordial para as vivências bilíngue; a Libras como principal ou quase exclusiva exigência para uma Educação bilíngue, por fim, a figura do intérprete insistentemente como principal responsável pela educação de surdos e o desvio de função imposto pela estrutura educacional brasileira a esses profissionais.

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Biographie de l'auteur

Neiza de Lourdes Frederico Fumes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto (2001). Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas, onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e no Doutorado), do CEDU/UFAL e no curso de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), do IEFE/UFAL. Tem experiência na área da Educação Inclusiva e Educação Física Adaptada.

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Publiée
2022-12-21
Comment citer
Vieira, sirlene, & Neiza de Lourdes Frederico Fumes. (2022). A FETICHIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM SURDOS . Teoria E Prática Da Educação, 25(3), 198-220. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i3.64980
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Artigos