Afetividade nas aulas de Educação Física durante o Ensino Remoto Emergencial
Résumé
O objetivo da pesquisa foi analisar o trabalho com a afetividade nas videoaulas de Educação Física do Ensino Fundamental I, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de uma pesquisa documental de análise de vídeos, considerando as videoaulas do 1º semestre de 2021, direcionadas às turmas de 1º ao 3º ano da Rede Municipal de Educação de Curitiba. A afetividade foi relacionada e categorizada em: Convivência ética e Autoconhecimento. No campo da convivência ética, as videoaulas abordaram princípios e valores humanos por meio de reflexões, discurso positivo e interações visuais, contudo faltou a apresentação de dilemas morais desafiadores. Quanto ao autoconhecimento, as videoaulas incluíram momentos de reflexão sobre sentimentos, atividades práticas e discursos positivos relacionados ao conhecimento do próprio corpo. Estratégias pedagógicas possibilitaram o desenvolvimento da afetividade durante ERE, porém, as condições de distanciamento social limitaram o aprendizado ideal.
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