Afetividade nas aulas de Educação Física durante o Ensino Remoto Emergencial

Palavras-chave: Educação Física Escolar, Afetividade, Convivência ética, Autoconhecimento, Ensino remoto emergencial.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar o trabalho com a afetividade nas videoaulas de Educação Física do Ensino Fundamental I, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de uma pesquisa documental de análise de vídeos, considerando as videoaulas do 1º semestre de 2021, direcionadas às turmas de 1º ao 3º ano da Rede Municipal de Educação de Curitiba. A afetividade foi relacionada e categorizada em: Convivência ética e Autoconhecimento. No campo da convivência ética, as videoaulas abordaram princípios e valores humanos por meio de reflexões, discurso positivo e interações visuais, contudo faltou a apresentação de dilemas morais desafiadores. Quanto ao autoconhecimento, as videoaulas incluíram momentos de reflexão sobre sentimentos, atividades práticas e discursos positivos relacionados ao conhecimento do próprio corpo. Estratégias pedagógicas possibilitaram o desenvolvimento da afetividade durante ERE, porém, as condições de distanciamento social limitaram o aprendizado ideal.

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Biografia do Autor

Kerollin Pypcak Okubo Esteves, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

Graduada em Licenciatura da Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2005).Possui especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade São Braz (2016).Possui aperfeiçoamento em Inteligência Emocional e Saúde Mental pelo Instituto Criap da cidade de Porto, Portugal (2019).Possui aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Paraná (2015).Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Curitiba desde 2012.Membro do Projeto de Extensão Corpo e Movimento (UFPR) desde 2020.Supervisora de Estágio de estudantes de Prática de Ensino de Educação Física da UFPR desde 2018.

Denise Corrêa da Luz, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Educação Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Curitiba desde 2009, Técnica de Equipe de Corrida de Orientação Estudantil desde 2016. Possui especialização em Atividade Física e Saúde pela UFPR (2009); e Gestão Escolar, pela FAPI (PR) 2015. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Membro dos grupos de Pesquisa: GEL-UEM (Grupo de Estudos do Lazer) e GEEFE-UEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Política Educacionais).

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Publicado
2024-08-05
Como Citar
Pypcak Okubo Esteves, K., Corrêa da Luz, D., & Aparecido Bassoli de Olivera, A. (2024). Afetividade nas aulas de Educação Física durante o Ensino Remoto Emergencial. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e70166. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.70166