As relações do engajamento estudantil e a inovação na Educação Superior
Résumé
A pesquisa visa compreender como ocorrem as relações entre o engajamento estudantil e as práticas pedagógicas inovadoras como possibilidade de mudança paradigmática na Educação Superior. A pesquisa é de natureza qualitativa, e o tipo de estudo é o de caso, nas Universidade Franciscana (UFN) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. O instrumento de pesquisa foi um questionário aplicado a docentes e discentes dos cursos de Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia e História. Após a análise, o estudo aponta o olhar atento e a escuta sensível e a relação com a realidade no aprimoramento das práticas em sala aula, por intermédio da criatividade, da sensibilidade e da curiosidade, quando estas proporcionam situações de colaboração, por meio de práticas dinâmicas e participativas. Conclui-se que o engajamento estudantil e a inovação na Educação Superior, quando relacionados, desenvolvem práticas reflexivas que proporcionam vivências significativas. Além disso, evidenciam os protagonismos e a criatividade acadêmica na promoção do ser crítico e questionador.
Palavras-chave: Docente, Discente, Educação Superior, Engajamento Estudantil, Inovação pedagógica.
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