As relações do engajamento estudantil e a inovação na Educação Superior

Résumé

A pesquisa visa compreender como ocorrem as relações entre o engajamento estudantil e as práticas pedagógicas inovadoras como possibilidade de mudança paradigmática na Educação Superior. A pesquisa é de natureza qualitativa, e o tipo de estudo é o de caso, nas Universidade Franciscana (UFN) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. O instrumento de pesquisa foi um questionário aplicado a docentes e discentes dos cursos de Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia e História. Após a análise, o estudo aponta o olhar atento e a escuta sensível e a relação com a realidade no aprimoramento das práticas em sala aula, por intermédio da criatividade, da sensibilidade e da curiosidade, quando estas proporcionam situações de colaboração, por meio de práticas dinâmicas e participativas. Conclui-se que o engajamento estudantil e a inovação na Educação Superior, quando relacionados, desenvolvem práticas reflexivas que proporcionam vivências significativas. Além disso, evidenciam os protagonismos e a criatividade acadêmica na promoção do ser crítico e questionador.

Palavras-chave: Docente, Discente, Educação Superior, Engajamento Estudantil, Inovação pedagógica.

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Rosineia Wroenski Dall Agnol, Universidade Franciscana

Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (Unopar/2015), Especialização em Psicopedagogia Institucional (Unopar/2014), Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Anos Iniciais (UNIASSELVI/2016), Pòs-Graduação Lato Sensu em Ludopedagogia (UNIASSELVI/2017) e Especialização em Educação Especial Inclusiva (UNOPAR/2017), Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica (FAVENI/2022), PósGraduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia (FAVENI/2022), Mestra em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana de Santa Maria/RS, membro do grupo de estudos: Engajamento e Inovação do Ensino Superior na Universidade Franciscana/UFN - Santa Maria/RS. Sobre minha trajetória profissional, atualmente sou psicopedagoga e neuropsicopedagoga clinica na APAE em Iraceminha/SC e docente na rede estadual de ensino de Santa Catarina, com experiência na área de Educação,

Zoraia Aguiar Bittencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS

Doutora em Educação (PUCRS), Mestre em Educação (UFRGS), Especialista em Alfabetização (FAPA), Licenciada em Letras (FAPA). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim/RS. É Coordenadora do Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (GEAME). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização - GEPFICA (UFSM), do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES (PUCRS), do Grupo de Pesquisa em Educação Popular na Universidade - GRUPEPU (UFFS) e do Grupo de Pesquisa Educação Emocional - GRUPEE (UFFS). Tem experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase em Alfabetização e Língua Portuguesa.

Fernanda Figueira Marquezan

Graduação em Pedagogia Séries Iniciais pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (1998), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) (2004) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN), docente do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) e do Curso de Pedagogia. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica - Pedagogia. Membro do Centro de Estudos em Educação Superior (PUCRS). Coordena o Projeto Interinstitucional Universidade Franciscana e Universidade Federal da Fronteira Sul sobre engajamento estudantil e prática pedagógicas inovadoras na Educação Superior. Possui experiência na área de Educação Superior, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, políticas educacionais, gestão educacional e escolar

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Publiée
2024-09-09
Comment citer
Rosineia Wroenski Dall Agnol, Zoraia Aguiar Bittencourt, & Fernanda Figueira Marquezan. (2024). As relações do engajamento estudantil e a inovação na Educação Superior. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e72270. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/72270